Trabalho Final
Animação
Fotos da Forma Final
![01_Forma](entregas/entrega_final/01.jpg)
![02_Forma](entregas/entrega_final/02.jpg)
![03_Forma](entregas/entrega_final/03.jpg)
Trabalho Comprimido
- Trabalho Final - InesLopes_20151144_3DD.zip
Lisp
- Ficheiro Lisp Final - macro_final.lsp
Propostas em Lisp
- Proposta 01 - proposta_01.lsp
- Proposta 02 - proposta_02.lsp
- Proposta 03 - proposta_03.lsp
AutoCAD
STL
- Forma Final - forma.stl
3DsMax
- Ficheiro 3DsMax - max
- Imagens/Música - ficheiros.zip
- Animação - animacao.avi
Entrega da animação 3D Malevich
- Quadro do Malevich - Imagem
- Animação - Animação
- Ficheiro DWG - FIcheiro DWG
Aulas
28 de Maio de 2018 (Aula 13)
Nesta última aula o professor esteve a auxiliar cada aluno em relação ao trabalho final, ajudou-nos a melhorar a macro tornando-a mais apelativa
21 de Maio de 2018 (Aula 12)
Nesta aula demos continuação ao cubo torcido, adicionámos uma câmara e um percurso giratório de modo a aparecer as várias projeções das imagens. fizemos também uma geosfera à qual adicionámos um céu, para se ver a parte exterior do cubo.
Na segunda parte da aula criámos um novo ficheiro no 3DMAX, no qual adicimonámos uma esfera e uma câmara. depois adicionamos uma imagem à esfera, criando um video do mundo a girar
18 de Maio de 2018 (Aula 11)
Nesta aula demos novamente continuação ao trabalho do bar, criámos um percurso e associámo-lo a uma câmara para fazer a entrada no bar. Criámos também um candeeiro para iluminar o letreiro e a entrada do bar.
Na segunda parte da aula criámos um cubo torcido no 3DMAX de modo a fazer várias projeções de imagens no interior do cubo.
![fotos](aulas/aula_11/sala.png)
07 de Maio de 2018 (Aula 10)
Nesta aula, demos continuação ao trabalho do bar, adicionámos um material para o pavimento, uma calçada e fizemos também o letreiro com o nome do bar "alcântara bar"
![Bar](aulas/aula_10/parede.png)
Na segunda parte da aula, no 3DMAX criámos uma box, para fazer uma parede com projeção de fotografias. Criámos duas luzes a apontar para a parede e adicionámos-lhe as imagens que queriamos projetar
![fotos](aulas/aula_10/fotos.png)
30 de Abril de 2018 (Aula 09)
Nesta aula começamos por falar da entrega final que consite em, com base na macro criada pelo professor, alterármos a macro criando um pavilhão com pontos aleatórios. Posteriormente passar o pavilhão escolhido para o 3DMAX para inserir um jogo de luzes, imagens e um percurso
De seguida, continuamos o trabalho do bar no 3DMAX. Começamos por colocar texturas na parede e na porta e colocámos também a porta e o puxador a abrir
![Bar](aulas/aula_09/bar.png)
23 de Abril de 2018 (Aula 08)
Nesta aula começamos por usar a macro puzzle no AutoCAD e escalámos para depois passarmos para o 3DMAX
AutoCAD- metros
Programas de Modelação- centímetros
De seguida, passámos para o 3DMAX com o objetivo de fazer uma entrada de um bar. Começámos por fazer uma Box para fazer a parede do bar, uma porta e criámos também um puxador.
![Bar](aulas/aula_08/porta.png)
16 de Abril de 2018 (Aula 07)
Nesta aula construímos um algoritmo para construir um pavilhão, com base no pavilhão do Corbusier. O objetivo era colocar esse pavilhão na parte traseira da faculdade, no estacionamento. Com tal, criamos uma macro que gerasse diferentes formas com base nas medidas do local de implantação.
![Pavilhão](aulas/aula_07/pavilhao1.png)
Depois de fazermos várias tentativas de formas elegemos uma que gostassemos e fizemos uma pequena montagem no photoshop do nosso pavilhão
![Pavilhão](aulas/aula_07/pavilhao2.png)
09 de Abril de 2018 (Aula 06)
Capela do MIT
Para começármos a fazer a capela criámos então, 2 circulos e subtraimos um ao outro, de modo a criar a espessura da parede. De seguida, fizemos EXTRUDE para fazer a altura das paredes.
Com outro circulo fizemos o topo da capela, a cobertura. Depois mudamos o ucs e fizemos um muro em 2D e depois com o comando REVOLVE fizemos o muro em torno da capela tornado em 3D. Por fim, para criarmos os arcos da capela usamos cilindros e com o comando ARRAYCLASSIC fizemo-los em volta de um centro para os arcos da capela ficarem todos equidistantes.
![Capela MIT](aulas/aula_06/capela.png)
Bule
Começámos por fazer o download de uma imagem de um bule que nós gostassemos. Depois fizemos IMAGEATTACH e com o comando UCS rodamos de modo que a imagem ficasse na vertical.
Primeiro, desenhámos uma elipse para fazer o corpo do bule. A seguir desenhamos duas BOXs e fizemos subtract para cortar os topos da elipse. Para finalizar fizemos várias elipses para simular a parte de onde sai o chá, depois fizemos LOFT para modelar tudo.
![Bule](aulas/aula_06/bule.png)
Na ultima parte da aula fizemos a construção de uma macro em linguagem LISP de forma a gerar um plano no AutoCAD
![Macro Malha](aulas/aula_06/macro.png)
19 de Março de 2018 (Aula 05)
Superficies Regradas
Começámos por fazer 2 circunferências, fizemos 2 linhas tangentes à circunferência mais pequena e depois fizemos as suas projeções
Depois através do comando REFSURF criámos uma malha através das linhas auxiliares
De seguida, com o comando ARRAYCLASSIC fazemos uma forma diferente para planificar o sólido
![superficie regrada](aulas/aula_05/regrada.png)
![superficie regrada](aulas/aula_05/regrada2.png)
Exercicio Do Quadro
O Exercício a realizar consite na escolha de um quadro do Malevich e depois fazer as formas do quadro em 3D de modo a parecer uma cidade, depois de fazer os sólidos temos que usar o comando ANIPATH para fazer uma animação
COMANDOS: REVSURF, SURFTAB, CIRCLE, LINE
12 de Março de 2018 (Aula 04)
Nesta aula continuamos a construção do cubo.
Uma das condições para a realização do dado era que a soma das bolas das faces contrárias tinha que ser 7. Depois, através do comando ALIGN transportamos as pintas de face em face.
Quando terminamos todas as faces fizemos a subtração das pintas ao cubo e. de seguida chanframos os lados do cubo
![dado](aulas/aula_04/dado.png)
Cubo Hipérbolico
Começamos por desenhar uma BOX. Mudamos o UCS e desenhamos um rectângulo na diagonal e, de seguida começamos a desenhar as linhas auxiliares. Com o auxilio das circunferências desenhámos os pontos para formar a parábola
Depois de já termos as "bolachas" nas faces usámos o comando SUBTRACT para criar o cubo hipérbolico
![cubo](aulas/aula_04/cubo.png)
Cálice
Fizemos vários circulos a diferentes cotas e depois unimos com o comando LOFT
![cálice](aulas/aula_04/calice.png)
Rampa
Começámos por fazer uma BOX e, com o comando HELIX, fizemos uma esfiral lá dentro
![rampa](aulas/aula_04/rampa.png)
COMANDOS: ALIGN, COPY, UNION, LIST, FILLET, SUBTRACT, BOX, DDPTYPE, OOPS, REVOLVE, SLICE, LOFT, HELIX, EXTRUDE, SPLINE
05 de Março de 2018 (Aula 03)
Nesta aula continuámos a controção de sólidos, começámos pelo dodecaedro.
Começámos por desenhar um poligno com 5 lados. Depois de copiármos o pentagono 2 vezes desenhámos uma linha auxiliar perpendicular à charneira e depois desenhamos uma circuferência a passar nesse ponto. De seguida, repetimos o porcesso para a outra face.
![planificacao](aulas/aula_03/planificacao.png)
Depois ja temos o ponto onde as 2 arestas vão coincidir, usamos o comando ALIGN e escolhemos 3 pontos (origem e destinatário). quando a aresta ja estiver na inclinação correta é so usar o comando ARRAYCLASSIC e temos o nosso sólido finalizado.
![dodecaedro](aulas/aula_03/final.png)
Depois de finalizarmos o dodecaedro fizemos também um isoedro, o processo é semelhante ao do dodecaedro mas as faces são triangulares.
![isoedro](aulas/aula_03/isoedro.png)
Corte De Figuras Cónicas
Começámos por desenar dois cones, depois fizemos um circulo a seccionar a o cone inferior através do comando SECCION. De seguida, mudando o UCS fizemos a secção em forma de elipse, hipérbole e parábola.
![cone](aulas/aula_03/cone.png)
Dado
Para fazer o dado começámos por desenhar uma box e depois dividir uma das faces com XLINES com o afastamento de 2.5 para fazermos as esferas do dado. desenhamos uma das esféras e com o comando ARRAYCLASSIC criamos as restantes. fizemos apenas duas das faces do dado, o restante será feito na aula seguinte.
![dado](aulas/aula_03/dado.png)
26 de Fevereiro de 2018 (Aula 02)
Nesta aula começámos por fazer uma breve revisão de como fazer um site em HTML e, posteriormente repetimos a planificação do cubo dada na aula anterior.
Na segunda parte da aula passámos para a construção de um tetraedro.
Utilizando o comando POLYGON criámos um triângulo equilátero através de dois pontos.
![planificacao](aulas/aula_02/planificacao.png)
posteriormente desenhamos, com auxílio de linhas auxiliares, as restantes faces do sólido, de modo a concluir o tetraedro. Para conseguirmos ter várias vistas ao mesmo tempo do objeto fazemos o comando VPORT.
![tetraedro](aulas/aula_02/final.png)
Depois de finalizarmos o tetraedro passámos para a planificação do octaedro.
Começamos por desenhar o quadrado para a base do solido, depois fazemos dois circulos auxiliares com 1 de raio e de seguida, com o comando 3DPOLY criamos a face triângular com o auxílio dos circulos auxiliares.
Depois de termos a face feita apagamos tudo o que fizemos anteriormente e, através do comando ARRAYCLASSIC vamos criar as restantes faces do sólido.
![octaedro](aulas/aula_02/octaedro.png)
Comandos: RECTANGLE, REGION, SHADEMODE, VPOINT, COPY, UCS, POLYGON, VPORT, MIRROR, CIRCLE, ALIGN, 3DPOLYLINE, ERASE, ARRAYCLASSIC
19 de Fevereiro de 2018 (Aula 01)
Início da aula com a apresentação da cadeira, foram abordados temas como a avaliação, programas que iremos usar e trabalhos a realizar
Os programas que iremos utilizar são:
- - Sublime Text
- - Filezilla
- - Autocad
- - 3DS Max
Começámos então por desenhar um cubo no Autocad, de seguida copiámos esse mesmo cubo várias vezes de forma a fazer um taboleiro de xadrez
![xadrez](aulas/aula_01/xadrez.png)
De seguida, fizemos a planificação de um cubo através de quadrados, para tornarmos os quadrados em faces do cubo usamos então o comando REGION.
![planificacao](aulas/aula_01/panificacao.png)
De seguida, usámos diferentes UCS de modo a fazer a rotação de cada face para obtermos o cubo planificado.
![cubo](aulas/aula_01/cubo.png)
Comandos utilizados:BOX, 3DORBIT, VP, SHADEMODE, MIRROR, UCS, ROTATE, CONVERTOSURFACE, SURFSCULPT, REGION