Apresenção do progarma da unidade curricular. Apresentação das plataformas de apoio ao desenvolvimento do trabalho a realizar ao longo do semestre. NotePad++: texto e códigos de programação. Filezilla:ligação de arquivos produzidos pelos alunos ao servidor da FAUL. Autocad/Autodesk 3DS Max: modelagem tridimensional e renderização de objetos, imagens e animações.
Aula 2 | 23.02.2003
Visualização dos sites da turma. Demontração do site w3 para detetar erros de html. Ajuda aos alunos com duvidas no html. Criação de um ficheiro base (dwt). Criação de um tabuleiro de xadrez em autocad. Criação de comandos para a criação de um tabuleiro de xadrez.
Visualização dos sites da turma. Introdução aos sólidos platónicos com a execução em AutoCAD dos seguintes sólidos: cubo, tetaedro, octaedro.Realização de um Cubo com os seguintes comandos: REGION; VP ; UCS-x-90º ; LIST ; SURFSCULPT.Realização de um Tetaedro com os seguintes comandos: POLYGON; MIRROR; REGION; CIRCLE; VP ; UCS ; LIST ; SURFSCULPT.Realização de um Octaedro com os seguintes comandos: POLYGON; ALIGN; ARRAYCLASSIC; REGION; CIRCLE; 3DPOLY; UCS; MIRROR; SURFSCULPT.
Continuação da planificação Sólidos platónicos. Realização do Dodecaedro com os seguintes comandos: UCS - 3P; Circle; ARRAYCLASSIC; COPY; ALIGN.Realização do Icosaedro com os seguintes comandos: POLYGON; CIRCLE; LINE; UCS; REGION; ARRAYCLASSIC; SURFSCULT.
Realização de cones com secção circular, elipsoidal, parábólica e hipérbólica com os seguintes comandos: CONE; UCS (rotação de modo a criar planos parelos aos eixos); SECTION
Visualização do vídeo "Nature x Humanity" da autoria de Neri Oxman.Continuação dO exercício da aula anterior "CÓNICAS" os seguintes comandos:REVOLVE; SOLID ; PLAN; SPLINE ;EXTRUDE
Execução de um cubo, consucurso da subtração ao sólido. Uso dos comandos:BOX (10,10,10); XLINE; OFFSET; SPHERE; ARRAYCLASSIC; UNION; SUBTRACT; SOLIDEDIT
Apresentação do enunciado do trabalho a desenvolver ao longo do semestre. Continuação da construção da Uhouse. Uso dos comandos: BOX, SUBTRAC, APPLOAD, JANELA 3D (AutoLisp), VIEW.
Introdução da Linguagem de Programação.Elaboração de um exemplo programação no notepad++ ou Visual Studio Code com os seguintes comandos: DEFUN (define um comando); STEQ (atribuição); GETPOINT (identificação do ponto); \n (brake); GETREAL (Número real).
Aprendizagem de novos comandos:ENTITY - para trabalhar em cm;STL CHECK - verificação de erros;.
Aula 10 | 27.04.2023
Contexto da próxima entrega - modelação das escadas no AutoCAD. Continuição da explicação do funcionamento do software 3Dmax com o ficheiro da UHouse. Aprendizagem de novos comandos:"W" - move;"H" - selecionar pelo nome;"M" - Editor de Materiais - modo COMPACT;"Gizmo" Criação de um puxador de porta.
Continuação da Elaboração do puxador da porta da Uhouse.Criação de um video no 3DMAX.Configuração das unidades de tempo do video para entrega final.Escolha dos sons para o "filme da porta".
Inserção de camaras e percursos dentro da UHouse com o ponto de vista de pessoa a percorrer a habitação.Realização de um video final com a compilação de todos estes aspetos.