Guilherme Garcia

Entrega de Trabalhos

Trabalho Final

Animação

Fotos da Forma Final

01_Forma

02_Forma

03_Forma

04_Forma

Trabalho Comprimido

Lisp

Propostas em Lisp

AutoCAD

  • Família de formas (m) - dwg
  • Forma Final (m) - dwg
  • Forma Escala 1/200 (mm) - dwg
  • Forma para 3DsMax (cm) - dwg

STL

3DsMax

1º Trabalho - Animação

Objetivo: Criar uma animação em AutoCAD baseada num quadro de Kazimir Malevich

Aulas

Segunda-Feira, 28 Maio 2018 (Aula 13)

Aula de apoio aos alunos. Conversa com o docente em relação ao ficheiro lisp e o procedimento da impressão da maquete analógica.

AutoCAD

Conceito da forma

01_conceito

02_conceito

Segunda-Feira, 21 Maio 2018 (Aula 12)

3Ds Max

Esclarecimento de Dúvidas

Execução de uma "Geosphere" com o objetivo de criar um Céu para a animação da Sala de Projetores da aula anterior. Foi novamente explicado a criação de câmaras, e como juntá-las a um determinado segmento para movimentar a mesma, e a criação de focos de luz e como projetar imagens com o mesmo.

Criação de um mapa mundo com a origem de uma imagem do mundo planificada.

Sala de Projeção
Mapa Mundo 3D

01_mundo

Sexta-Feira, 18 Maio 2018 (Aula 11)

3Ds Max

Continuação da execução do Bar de Alcântara, criação de um Cubo Torcido designado por "Sala de projeção" que projetava imagens nas paredes.

Alcântara Bar
  • - Utilização de uma câmara para a criação de uma animação
  • - Criação de um candeeiro sobre a Porta e o letreiro do Bar, inserção de um foco de luz no mesmo
Sala de Projeção
  • - Criação de um Cubo Torcido
  • - Inserção de quatro focos de luz que por sua vez projetam uma fotografia cada
  • - Inserção de uma câmara para criar uma animação dentro do cubo com os projetores a projetar nas suas paredes

Segunda-Feira, 07 Maio 2018 (Aula 10)

Apresentação do Trabalho Final. Objetivos e competências a adquirir com o mesmo. (Entrega 28/5/2018)

3Ds Max

Continuação do desenvolvimento do Bar. Aquisição de competências relativamente aos materiais no 3Ds Max (Continuação), inserindo por fim o material do pavimento a representar a Calçada Portuguesa. Inserimos também em letreiro o nome do bar "Alcântara Bar" e, posteriormente, extrudimos o texto a partir de uma linha auxiliar e deformá-mo-lo em arco.

01_bar

Segunda-Feira, 30 Abril 2018 (Aula 09)

3Ds Max

Continuação da criação do Bar. Introduzimos som à animação da Porta ao abrir assim como o acompanhamento dos puxadores à porta e a rotação dos mesmos.

Segunda-Feira, 23 Abril 2018 (Aula 08)

Lisp

Utilizámos uma macro fornecida pelo professor, designada por "puzzle.lsp"

Puzzle
Macro - Puzzle.lsp

01_puzzle

  • AutoCAD - Metros
  • Programas de Modelação - Centímetros

AutoCAD

Comandos Relevantes: DXFOut; Iges.

Explicação das várias possibilidades de exportação de um ficheiro dwg para procedimento de impressão 3D. FDM e ZPrinter (Pó).

3Ds Max

Explicação das capacidades que este programa nos fornece e possibilita. Demonstração de algumas ferramentas e as suas funcionalidades.

Pequena demonstração do programa. Criação de uma entrada de um bar com a porta a abrir por um entidade invisível. Pequenos detalhes como puxador e som ao abrir a porta.

01_Bar

Segunda-Feira, 16 Abril 2018 (Aula 07)

Lisp

Execução de uma macro para construção de uma malha/pavilhão.

Malha/Pavilhão
Macro - Malha.lsp

01_Malha/Pavilhão

Segunda-Feira, 9 Abril 2018 (Aula 06)

AutoCAD

Comandos Relevantes: Extrude; Revolve; Cylinder; ArrayClassic; Union; Subtract; ImageAttach; Solidedit

Capela do MIT
  • - Circle > 0,0 > 6 > Center;
  • - Offset > 0.45;
  • - Region > Pick Circles;
  • - Subtract;
  • - Extrude > 12;
  • - Circle > 0,0,11.65 > 6;
  • - Extrude > -0.35;
  • - UCS > x > 90;
  • - Polyline > Ortho; (para utilizar coordenadas predefinidas de um eixo, por exemplo "y" utilizar o comando ".y")
  • - UCS > Enter > Enter;
  • - Revolve > Pick object > 0,0 > 0,0,12 > 360 > Enter;
  • - UCS > x > 90;
  • - Cylinder > 0,0 > 2;
  • - UCS > Enter > Enter;
  • - ArrayClassic;
  • - Union > All Cylinders;
  • - Move > Pick object > 0.60;
  • - Subtract > Pick object > Pick Cylinders;

01_Capela do MIT

Bule Tenshi
  • - UCS > x > 90;
  • - IAT(ImageAttach);
  • - Plan > Enter;
  • - Ellipse;
  • - Revolve > Pick axis > 360 > Enter;
  • - Box;
  • - Subtract > Pick objects;
  • - Polyline;
  • - Region;
  • - Revolve;
  • - UCS > Enter > Enter;
  • - Circle;
  • - Solidedit > Body > Shell > 0.005;

01_Bule Tenshi

Lisp

Malha
Macro - Malha.lsp

01_Malha

Segunda-Feira, 19 março 2018 (Aula 05)

AutoCAD

Comandos Relevantes: Surftab1; Surftab2; Revsurf; Convertosurface; Arrayclassic; Edgesurf; Intersect; Scale; Anipath

Superfícies Regradas
  • - Circle > 0,0 > 1;
  • - Circle > 0,0 > 5;
  • - Line > nearest > pick point > tangent > pick point;
  • - Extend line;
  • - Line > nearest > pick point > tangent > pick point;
  • - Extend line;
  • - Line > pick point > .xy > pick point > 10 > Enter;
  • - Line > pick point > .xy > pick point > pick end of previous Line > Enter;
  • - Line > Center > pick point > .xy > @ > pick end of previous Line;
  • - Surftab1 > 17 > Enter;
  • - Surftab2 > 17 > Enter;
  • - Revsurf;
  • - Contosurface;
  • - Arrayclassic;
  • - Arrayclassic;

01_Superficies_Regradas

02_Superficies_Regradas

03_Superficies_Regradas

04_Superficies_Regradas

05_Superficies_Regradas

06_Superficies_Regradas

07_Superficies_Regradas

Hiperboloide
  • - Box > pick point > @10,10,10;
  • - Line > pick points;
  • - Loft > pick lines > Enter > G > pick line;
  • - Line > pick points;
  • - Extrude > select line > 10;
  • - Intersect > select objects > Enter;
  • - UCS > z > 45;
  • - UCS > x > 90;
  • - Rotate > pick mid point > 90;
  • - UCS > Enter;
  • - Move > pick Surface > @0,0,0.5;
  • - Intersect > select objects > Enter;

01_Paraboloide_Hiperbolica

02_Paraboloide_Hiperbolica

03_Paraboloide_Hiperbolica

04_Paraboloide_Hiperbolica

05_Paraboloide_Hiperbolica

06_Paraboloide_Hiperbolica

Animação

Demonstração do exercício a entregar para a próxima aula, baseado numa obra, à escolha, de Kazimir Malevich

  • - Scale > select object > pick reference point > r > 10;
  • - Anipath;
  • - Line > .xy > mid point > 2 > @ > 40;
  • - UCS > x > 90;
  • - Pline;
  • - Pedit > pick object > S;
  • - Pedit > pick object > Edit vertix > Insert > pick point;

01_Animação

Introdução à macro e utilização de lisp

Segunda-Feira, 12 março 2018 (Aula 04)

AutoCAD

Comandos Relevantes: Box, UCS, Plan, Circle, Point, PType, OOPS, Offset, Extend, CHPROP, Spline, Revolve, Slice, Loft, Helix

Cubo Hiperbólico
  • - Box > 0,0,0 > 10,10,10;
  • - UCS > 3P > Pick points;
  • - Plan > Enter > Enter;
  • - Circle > 3 > Enter;
  • - Point > Pick points;
  • - PType;
  • - Point > Pick points;
  • - Offset > 1 > Pick object > Outside;
  • - Extend > Pick object > object to extend;
  • - CHPROP > Pick objects > Layer > Pontos Curva > Enter;
  • - Point > Pick points;
  • - Circles & Points;
  • - Spline > Pick points;
  • - Boundary;
  • - Revolve > Pick object > Pick points > Enter;
  • - Mirror > Pick object > Pick points;
  • - Union > All > R > "Cubo";
  • - Subtract > Select object > Select object to Subtract > Enter;
  • - Slice > Select object > xy > 0,0,5
  • - Slice > Select object > yz > 5,0,0
  • - Slice > Select object > zx > 0,5,0

01_Cubo Hiperbólico

02_Cubo Hiperbólico

03_Cubo Hiperbólico

04_Cubo Hiperbólico

05_Cubo Hiperbólico

06_Cubo Hiperbólico

07_Cubo Hiperbólico

08_Cubo Hiperbólico

09_Cubo Hiperbólico

10_Cubo Hiperbólico

11_Cubo Hiperbólico

12_Cubo Hiperbólico

13_Cubo Hiperbólico

14_Cubo Hiperbólico

15_Cubo Hiperbólico

16_Cubo Hiperbólico

Cálice
  • - Circle > 0,0,0 > 5
  • - Circle > 0,0,2 > 2
  • - Circle > 0,0,3 > 5
  • - Circle > 0,0,4 > 4
  • - Circle > 0,0,7 > 5
  • - Loft > Pick objects;

01_Cálice

Rampa
  • - Box > 0,0,0 > 10,10,10;
  • - Helix > 5,5 > 5 > 5 > Turns > 7 > 10 > Enter;
  • - Rotare > 5,5 > R > Pick points;
  • - UCS > y > 90 > Enter;
  • - Circle > Pick point > 0.4;
  • - Extrude > Pick object > Path > Pick object;
  • - Subtract > Select object > Select object to Subtract > Enter;

01_Rampa

02_Rampa

Segunda-Feira, 05 março 2018 (Aula 03)

AutoCAD

Comandos Relevantes: Viewport, Polygon, Region, Union, Subtract, Intersect, UCS, Circle, Align, ArrayClassic, 3DFace, Layer, Section, Osnap, Box, XL, Sphere

Dodecaedro
  • - Polygon > 5 > Edge > 0,0 > Enter > 1,0 > Enter;
  • - Region > Select Polygon > Enter;
  • - Mirror > select points;
  • - Copy > select object > paste;
  • - Line > per > Select edge > pick point > Enter;
  • - Line > pick point > @0,0,1 > Enter;
  • - UCS > 3P > pick points;
  • - Circle > Center > pick point;
  • - UCS > Enter > Enter;
  • - Line > per > Select edge > pick point > Enter;
  • - UCS > 3P > pick points;
  • - Circle > Center > pick point;
  • - UCS > Enter > Enter;
  • - Align > pick points;
  • - Erase > All > Enter > Remove > pick faces;
  • - circle > 3p > pick points;
  • - ArrayClassic;

01_Dodecaedro

02_Dodecaedro

03_Dodecaedro

04_Dodecaedro

05_Dodecaedro

06_Dodecaedro

07_Dodecaedro

08_Dodecaedro

09_Dodecaedro

10_Dodecaedro

11_Dodecaedro

12_Dodecaedro

13_Dodecaedro

14_Dodecaedro

15_Dodecaedro

16_Dodecaedro

17_Dodecaedro

18_Dodecaedro

19_Dodecaedro

20_Dodecaedro

21_Dodecaedro

Icosaedro
  • - Polygon > 5 > Edge > 0,0 > Enter > 1,0 > Enter;
  • - Polygon > 3 > Edge > pick points;
  • - Line > mid > pick point > @0,0,1 > Enter;
  • - UCS > 3P > pick points;
  • - Circle > pick points;
  • - Move > pick line;
  • - UCS > 3P > pick points;
  • - Circle > pick points;
  • - UCS > Enter > Enter;
  • - 3DFace > pick points (3) > Enter > Enter;
  • - Erase > All > Remove > Last > Enter > Enter;
  • - ArrayClassic;
  • - Remover uma face;
  • - UCS > 3P > pick points;
  • - ArrayClassic (até formar o Sólido);

01_Icosaedro

02_Icosaedro

03_Icosaedro

04_Icosaedro

05_Icosaedro

06_Icosaedro

07_Icosaedro

08_Icosaedro

09_Icosaedro

10_Icosaedro

11_Icosaedro

12_Icosaedro

Secções Cónicas
Cones

01_Cones

02_Cones

Secção Circular (Vermelho)
  • - Section > pick solid > xy > 0,0,5;

01_Secção Circular

Secção Elíptica (Amarelo)
  • - UCS > x > 20;
  • - Section > pick solid > xy > 0,0,2;

01_Secção Elíptica

Secção Parabólica (Cyan)
  • - UCS > Enter > Enter;
  • - Osnap > Quadrant
  • - UCS > 3P > Quadrant base do cone inferior > Quadrant Base do cone Superior > Orto (F8) > Enter;
  • - Section > pick solid > xy > 0,0,5;

01_Secção Parabólica

Secção Hiperbólica (Azul)
  • - Section > pick solids > zx > 0,2,0

01_Secção Hiperbólica

Dado
  • - Box > 0,0 > 10,10,10;
  • - XL > Horizontal > pick point;
  • - XL > Vertical > pick point;
  • - Offset > 2.5 > pick xl line;
  • - Sphere > pick point > 1;
  • - Move > pick xl's > base inferior para base superior;
  • - Sphere > pick point > 1;
  • - ArrayClassic;
  • - Copy > select objects > same position;
  • - Align > Previous > pick points;
  • - Copy > select object > same position;
  • - Align > Previous > pick points;
  • - Union > All > R > "Cubo";
  • - Subtract > Select "Cubo" > Select "Esferas" > Enter;
  • - Fillet > Select Edge > 0.5 > Chain > Select All Edges > Enter;

01_Dado

02_Dado

03_Dado

04_Dado

05_Dado

06_Dado

07_Dado

08_Dado

09_Dado

10_Dado

11_Dado

12_Dado

Segunda-Feira, 26 fev. 2018 (Aula 02)

-> Criar uma página html a partir de uma já existente para demonstrar/relembrar aos alunos como configurar a mesma.

AutoCAD

Comandos Relevantes: Region, Viewport, Polygon, Allign, UCS, 3DPoly

-> Desenhar um Cubo, novamente, para relembrar alguns comandos do AutoCAD.

-> Desenhar um Tetraedro

-> Desenhar um Octaedro

Tetraedro
  • - Polygon > 3 > Edge > 0,0 > 1,0 > Enter
  • - viewport > 3d > Four | Left > Ok
  • - mirror and copy
    • 01_Tetraedro

      02_Tetraedro

      03_Tetraedro

      04_Tetraedro

      05_Tetraedro

      06_Tetraedro

      Utilização de Circunferências auxiliares para a construção do Tetraedro, alterando os eixos referenciais com o comando "UCS" e rodar as faces até formar o Tetraedro.

      07_Tetraedro

      08_Tetraedro

      09_Tetraedro

      10_Tetraedro

      11_Tetraedro

      Octaedro
      • - Polygon > 4 > Edge > 0,0 > 1,0 > Enter
      • - UCS > 3P > First Point > Second Point > @0,0,100 > Enter
      • - Circule > 1 unit
      • - 3DPoly > Pick Points > Close
      • - Erase > All > Enter > R > L > Enter > Enter
      • - UCS > Enter > Enter
      • - ArrayClassic
      • - UCS > X > 90 > Enter
      • - Mirror > All > Pick Points

      01_Octaedro

      02_Octaedro

      03_Octaedro

      04_Octaedro

      05_Octaedro

      06_Octaedro

Segunda-Feira, 19 fev. 2018 (Aula 01)

Apresentação da disciplina de Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitetura, a sua finalidade e objetivos. Demonstração dos programas a utilizar na mesma como também exemplos de trabalhos de anos anteriores.

AutoCAD

Comandos Relevantes: Box, 3DOrbit, VP, Shademode, ArrayClassic, DXFOut, Region, UCS, SurfSculp, loft

-> Desenhar uma "Box" em Autocad:

  • - Box > 0,0 > 1,1,1;

01_mesa_xadrez

Shademode - Possibilidades de modos de visualização de um determinado objeto.

02_mesa_xadrez

  • - Copy > Base Point > Specific Second Point;
  • - Mirror > All > Base Point > Specific Second Point;
  • - Change Properties > p(previous) > Enter > Color > 1(red) > Enter;
  • - ArrayClassic > "Configure Options"

03_mesa_xadrez

04_mesa_xadrez

05_mesa_xadrez

-> Programação Mesa Xadres em .txt:

06_mesa_xadrez

-> Formar um cubo a partir da sua planificação:

  • - Rectangle > 0,0 > Enter > 1,1 > Enter;
  • - Region > Select Objects > Enter;
  • - Copy (até formar a planificação);

01_cubo

02_cubo

03_cubo

Utilização do comando UCS para rodar as faces da planificação do cubo

UCS - UCS Worl (principal), UCS > 3P, UCS X/Y/Z

04_cubo

-> Desenhar uma forma estranha a partir de 3 Círculos:

  • - 1 - 0,0,0 (com 5 de raio);
  • - 2 - 1,2,3 (com 3 de raio);
  • - 3 - 0,0,5 (com 2 de raio);

01_forma

Utilizar o comando "Loft" nos círculos para reproduzir a forma interligando-os entre si

02_forma

Contactos