Semana 05
Mestrado Integrado em Arquitetura
Representação Digital
Professor Luís Romão
2025/2026
Aula 9 - 07.10.2025
Contrução de sólidos em 3D - AutoCad
Avançando para desenho 3D, foi mostrado como representar e manipular o desenho/objeto no espaço. Começando por explorar o modo de visualização. optando pelo X-Ray, e como ajustar o UCS (User Coorditane System).
Cubo:
3Dorbit, ou com shift e roda do rato permite manipular a vista.
Os desenhos são feitos nos eixos XY, obrigando a mover o UCS, que serviu de auxílio para construir o cubo, onde se aplicou juntamanete o command: Rotate 90º or -90º dependendo da ocasião.
Tetraedro:
Identificação do centro do triângulo mais sua altura. UCS a indicar X para o vértice, e Y a perpendicular da base.
Desenho de um cículo com centro em "midpoint" da base até sua altura, 1.
Arrayclassic: 3
Octaedro:
Mesmo processo, o que muda é o número de lados em arrayclassic.
Arrayclassic: 4
Tendo a pirâmide superior, basta usar command:MIRROR para completar o octaedro.
Aula 10 - 09.10.2025
Continuação na construção de sólidos.
Dodecaedro:
Construção da base, pentágono, Poly > 5 > (e) edge > 0,0 > 1
Para as faces, em vez de usar o Command: CO (Copy), experimentou-se o Command: MIRROR. Neste sólido, assim como nos anteriores, também foi necessário criar uma linha auxiliar. Para isso, utilizou-se o Command: XL, que gera uma linha auxiliar infinita.
De seguida, ligou-se perpendicularmente o vértice do pentágono à linha auxiliar com o Command: L (Line) > Per to.
No levantamento, foi utilizado o Command: AL (align), que pede 6 pontos de referência.. Como se pretente rodar a figura em torno da aresta onde as faces se unem, os primeiros dois pontos são selecionados, obrigando a figura girar em torno dessa aresta.
Por fim, Command: Arrayclassic para criar as cinco faces, copiar a metade e, Command: AL para unir as metades e concluir o sólido.
Icosaedro:
Construção do pentágono como base, para as faces triângulares.
Metendo o UCS no centro do pentágono, seguindo o mesmo processo de elementos auxiliares, e do Arrayclassic
Usando sempre o UCS para orientar o ArrayClassic e finalizar o sólido.