Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Mestrado Integrado em Arquitetura 2A


Representação Digital

Professor Luís Romão
2025/2026

Madalena Santos

Semana 11


Continuação do trabalho iniciado na última semana.

Conclusão da animação da porta. Através dos comandos GRAPH EDITORS, TRACK VIEW e CURVE EDITOR, foi ajustada a rotação da porta no eixo Z, criando e reposicionando KEYS para controlar o movimento. Para isso, foram definidos três momentos-chave (frames 50, 130 e 160), editados com a poção MOVE KEYS para acertar o tempo e a fluidez da animação.



De seguida, foram criados novos materiais no MATERIAL EDITOR. Recorreu-se à pesquisa online de texturas ("relva" e "kandinsky"), guardando as imagens desejadas e tratando-as no GIMP. As texturas foram atribuídas às respetivas geometrias de cena (tapete/"lote" e "armarios") através do Bitmap e ajustadas com ferramentas como UVW MAP, GIZMO e UNIFORM SCALE. Ainda foi atribuido material aos caixilhos adequando o brilho e comportamento da superfície através do paâmetro SPECULAR HIGHLIGHTS.




Porcedeu-se à criação de um percurso animado para a câmara 1/visitante. Através de CREATE, SHAPES e LINE, foram desenhadas duas trajetórias personalizadas. No separador MOTION - MOTION PATH, a câmara 1 e o seu target foram associadas à linha correspondente, definindo-se o intervalo temporal de animação e o comprtamento do movimento ao longo do caminho.




Na aula de dia 18, ainda se fez a preparação do RENDER SETUP, escolhendo o intervalo de frames a exportar e definindo o filheiro de saída em formato AVI.



Introdução de uma nova luz, com recurso às ferramentas CREATE, LIGHTS, STANDARD e SKYLIGHT, como objetivo de recriar a luz solar. De seguida foi criada outra luz, mas desta vez com o objetivo de projetar uma imagem numa das paredes da casa, com os comandos CREATE, LIGHTS e TARGET SPOT. A luz foi orientada para a superfície pretendida e, no painel MODIFY, ativou-se a opção PROJECTOR MAP, carregando um BITMAP para ser projetado no cenário. A posição da câmara 2/observador foi ajustada para permitir visualizar corretamente a projeção.






De seguida, foi desenhada uma nova linha de movimento para essa mesma câmara, repetindo o mesmo processo de atribuição de trajetória, desta vez com o intervalo entre os frames 0 e 250. A animação passou a incluir diferentes momentos mais dinâmicos.

Por fim, introdução ao programa OPENSHOT. Com o auxilio do GIMP, foi criado um novo ficheiro (768x576), o fundo foi pintado de preto e, no meio da imagem foi criada uma caixa de texte que, primeiro foi escrito "início" e posteriormente "fim", e foram exportadas as imagens finais. Já no OPENSHOT, estas imagens foram importadas e organizadas para dar forma a um pequeno vídeo.





Voltar