Mestrado Integrado em Arquitetura 2A
Representação Digital
Professor Luís Romão
2025/2026
Madalena Santos
Semana 10
Inicio do trabalho no 3DS MAX. Criação de um novo ficheiro, onde se começou por importar o ficheiro AutoCAD "t0_max".
Através da ferramenta BOX, foi criado um lote,com o objetivo de simular um terreno.
Foi feita a introdução de câmaras, possibilitando visualizar o modelo tridimensional a partir de diferentes pontos de vista com recurso à ferramenta CAMERAS.
De seguida, foi selecionada uma imagem de pavimento xadrez na internet, que depois foi editada no GIMP para ser utilizada como textura. A imagem editada foi introduzida no 3DS MAX, recorrendo ao modo POLYGON para selecionar as superfícies e ao MATERIAL EDITOR para criar e atribuir o novo material. Utilizou-se ainda o GIZMO para ajustar corretamente a textura à geometria do pavimento.
Seguindo o mesmo método utilizado no pavimento, foi incorporada uma porta "estilo Dublin" editada no GIMP. A imagem foi aplicada no 3DS MAX através das ferramentas POLYGON e MATERIAL EDITOR, sendo depois ajustada à geometria da porta com o auxílio do GIZMO.
Porcedeu-se à introdução de novos elementos, nomeadamente os vidros e as paredes de betão, aplicando os materiais através das ferramentas usadas anteriormente.
Introduziu-se uma luz para trabalhar a iluminação da cena, complementada pela criação de uma segunda luz e de uma câmara, permitindo observar e captar o efeito da luz refletido nas janelas.
Ainda foi iniciado o estudo de uma animação, ajustando a diração e os intervalos de tempo através da ferramenta TIME CONFIGURATION. De seguida, foi introduzido um elemento sonoro, nomeadamente o som de uma porta a abrir, utilizando as ferramentas GRAPH SHEETS e DOPE SHEET para sincronizar o áudio com a animação.
Por fim, foram realizadas configurações adicionais no objeto "porta7", ajustando o seu pivot e aplicando uma rotação de abertura, de forma a preparar o movimento da porta para a sequência animada.