MIArq 2C
Sistemas de Representação Digital em Arquitetura
Professor Luís Romão
2025/2026
Ana Cunha
Semana 09
-HIPÉRBOLOIDE
Nova representação de varias hipérboloide, atraves dos comandos ARRAYCLASSIC (ferramenta usada para criar distribuicoes regulares de objetos) e
REVOLVE (gera um solido 3D ou superficie 3D ao rodar um perfil 2D, em torno de um eixo definido).
Neste exercício também se representou uma figura, gerada através de comandos como SPLINE e EXTRUDE.
-DADO
Representação de uma volumetria semelhante a um dado de jogo, através de diversos passos e novos comandos.
Uso do comando BOX, para gerar volumetria cúbica de maneira mais efeciente.
Uso do comando XLINE, para gerar linhas auxiliares, essenciais para criar as "pintas" do dado.
Para gerar a primeira face, correspondente ao "seis", usou-se a ferramenta SPHERE, para gerar as esferas, portanto as "pintas".
Por conseguinte, fizeram se as seguintes faces, fazendo sempre recurso das ferramentas ALLIGN e COPY.
Para finalizar o exercício, usaram-se as ferramentas UNION, SUBTRACT e FILLET.
Dado
Hiperboloides
AULA 18