Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Mestrado Integrado em Arquitetura 2A


Representação Digital

Professor Luís Romão
2024/2025

João Pedro Ferrari

Semana 09




Semana 10 - 12/11/2024 a 14/11/2024

12/11/2024

O trabalho nos T0s no 3DS Max continua com a atualização dos planos de pavimento. Iniciamos substituindo o pavimento existente do documento anterior no 3DS Max, editando um arquivo em AutoCAD que contém apenas o pavimento. Esse novo arquivo será então combinado com o documento original dos T0 no 3DS Max. Em seguida, utilizamos a ferramenta Detach para separar o pavimento em duas camadas.

Para melhorar a aparência do pavimento, os materiais são personalizados, importando um padrão xadrez de uma imagem encontrada online. Essa textura será aplicada apenas à camada superior do pavimento, que foi criada após o detach. O mapa difuso para esse padrão é importado como um bitmap geral, usando a imagem importada.

Além disso, a forma como a textura se adapta à geometria dos T0s é aprimorada. Isso é feito por meio do modificador UVW Map, onde escalamos o gizmo apenas nos eixos X e Y, para ajustar corretamente a textura do pavimento.

Também adicionamos uma luz padrão target e colocamos novas câmeras ao redor do exterior do modelo do T0. Para continuar o trabalho com os materiais, aplicamos uma textura de concreto nas paredes, retirada de uma imagem da internet, utilizando o mesmo processo utilizado para o pavimento. Além disso, adicionamos um material para o exterior, representando a relva, também proveniente de uma imagem online.

Por fim, inserimos árvores ao redor do exterior do T0, utilizando a biblioteca AEC Extended Foliage.

14/11/2024

O trabalho nos T0s continua com a inserção das portas. Primeiro, baixamos imagens de portas de Dublin, que são editadas no GIMP para garantir que tenham as proporções, o recorte e as cores corretas (para duas portas específicas).

Três novos materiais são criados para as portas. Dois desses materiais replicam as texturas das portas de Dublin, enquanto o terceiro é um acabamento lacado, destinado ao uso no interior das portas e nas portas da casa de banho.

Para permitir texturas diferentes no interior e no exterior das portas, realizamos o detach delas, o que possibilita a aplicação de materiais distintos. O passo final envolve aplicar os novos materiais nas portas, tanto no interior quanto no exterior.