O professor nesta aula começou por indicar a data para entrega da primeira fase do trabalho, que seria dia 22ABR2022, detalhe do promenor em ficheiro DWG e JPG.
Aproveitou para esclarecer dúvidas relativamente à execução e respetiva modelação do pormenor construtivo da nossa peça.
De seguida esteve a mostrar trabalhos de outros alunos a título de exemplo para a nossa peça.
Passamos então para a modelação de um objeto tridimensional ao qual denominámos por "bicho do cubo".
Abrimos o autocad e desenhamos uma box, seguida de uma hélice dentro da mesma através de coordenadas predefinidas pelo professor.
De forma a realizar um "tubo" na hélice delimitámos uma linha através de um retângulo desenhado.
Com o auxílio do comando extrude, extrudimos ambas as 2 entidades, o tubo e por sua vez a hélice, com o comando union tornámos as duas entidades em apenas uma (formando assim uma especie de tubo)
Por fim subtraímos o cubo á outra entidade e obtivemos umas perfurações ao longo da hélice e em torno do cubo.
Na segunda parte da aula retomamos o programa, o 3dsMax, iniciado na última aula.
O professor esteve a explicar os princípios base do programa, dando de seguinda início à criação de um objeto através de uma história definida pelo mesmo.
A história é de um bar, para isso criámos 2 retângulos com respetivas coordenadas e dimensões e uma porta.
Passamos a colocar o nome do bar, por cima da porta de modo a identificar o mesmo.
Por fim, fomos descarregar uma imagem de tijolo da internet, adicionando a mesma ao programa e demos textura às paredes dobar, procedemos assim à creação de um render ao objeto.
Ficheiros Autocad
Ficheiro Autocad-bicho do cubo Ficheiro 3dsMax scene file-bar