AULA 5 ✽ 19 de Março de 2021


Introdução à disciplina de Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitetura.

O primeiro momento da aula foi dedicado a criação de seções cônicas.
Já na segunda parte criamos um novo sólido nomeado "cubo boliado", e um vídeo do mesmo.
Ambas as atividades deram-se pela utilização do AutoCAD3D. Num último momento, exportamos
o vídeo criado para o programa OpenShot - para salvarmos em extensão mp4.


→ Seções cônicas

- Seções cônicas (dwg)

1) cone - 0,0 - 10 - 20
2) VP (1,-1,1)
3) UCS - X - 90
4) Copiar o cone criado de forma espelhada: Ativar orthomode - MI (mirror)
5) Voltar ao UCS principal: UCS - UCS
6) Criar layer com as respectivas cores:
             Círculo: COR 1
             Elipse:   COR 2
             Parábola: COR 3
             Híperbole: COR 4

- Com o layer círculo ligado:
      SECTION - selecionar o cone inf.
      XY - (0,0,5)
- Com o layer Elipse ligado:
      UCS - X - 35
      SECTION - selecionar o cone inf. - XY - (0,0,7)
      retornar ao UCS original
- Com o layer Párabola ligado:
      Criar aresta AB, referencial, partindo de algum ponto (A) da base do cone: L(line) - (0,-10) - (-10,-10)
      UCS - 3P - QUA(quadrante) - [ponto A, ponto B (extremidade da aresta criada), Ponto V (vertice do cone)]
      SECTION - selecionar o cone inf. - XY - (0,0,-5)
      retornar ao UCS original
      UCS - X - 90
- Com o layer Hipérbole ligado:
      SECTION- Selecionar os dois cones - XY - (0,0,-5)

Etapa 1 - Espelhar a cópia do cone criado






Etapa 2 - Seção do círculo






Etapa 3 - Seção da Elipse






Etapa 4 - Seção da Parábola






Etapa 5 - Seção da Hipérbole






Etapa 6 - Todas as seções representadas






Etapa 7 - Todas as seções representadas no cubo






→ Sólido "Cubo boliado"

- "Cubo bolidado" (dwg)



Configurações necessárias:
OS(osnap) - 3d object snap: Deixar selecionado apenas 'Vertex' e 'Center of face'

1) Criar o cubo: BOX - (0,0) - (10,10,10)
2) -vp (1,-1,1)
3) SPHERE - Selecionar o centro de qualquer face - (4)
4) ARRAYCLASSIC - Polar array select - Objeto: Espera - Centro: localizar na face sup. do cubo - 4 itens - ângulo 360
5) Retornar ao UCS original
6) UNION - Selecionar apenas as esferas (sem o cubo)
7) SUBTRACT - Selecionar cubo - Selecionar esferas (conjunto)
6) ALIGN - vértice B no vértice de intersecção dos circulos.
7) Agora com a visualização em planta: REC(rectangle) - (-5,-5) - (15,15)
8) Visualização 3D novamente: EXTRUDE - Selecionar retângulo - (-.1)
9) PLINE - Desenho livre ao redor da base construída - PEDIT - S
10) EXTRUDE - selecionar desenho - (@0,0,-.1)
11) 3DORBIT - botão direto do mouse - Other Navigation Mode - Walk
      Position Z: 2
      Target Z: 7
12) VIEW - New - Nomear como "imagem1" - OK
13) Para desenhar percurso da câmera: PLINE - traçar percurso - S (desligar Osnap e 3DOsnap)
14) PEDIT - Selecionar percurso - S
15) Criar linha interna ao sólido: L(line) - (5,5) - (5,5,10)
16) M(move) - percurso - @(0,0,2)
17) ANIPATH
      Frame Rate (FPS): 25
      Number os frames: 250
      Duration: 10s

      Camera PATH: Selecionar percurso da camera
      Target PATH: Selecionar Linha interna criada
18) Save

Etapa 1 - Primeiro sólido: cubo.






Etapa 2 - Inserir esfera de raio 4






Etapa 3 - Definiu-se demaias esferas através do comando ARRAY CLASSIC, após esse passo, uma esfera deve ser excluída.






Etapa 4 - ARRAY CLASSIC, após UCS - X - 90






Etapa 5 - SUBTRACT - esferas (conjunto) retirado do volume cubo






Etapa 6- Retângulo ao redor do volume






Etapa 7- Criação base: EXTRUDE - retângulo selecionado - (-.1)






Etapa 8- Pelo mesmo processo da etapa anterior. Define-se em seguida um percurso, atraves do PLINE - PEDIT - S, por onde a camera percorrerá






→ OPENSHOT
Abrir video no programa e exportá-lo na extersão mp4
Perfil do video: CVD 352X576



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