AULA 11 ✽ 07 de Maio de 2021
Introdução à disciplina de Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitetura.
Aula foi dedicada a continuação do projeto de modelação do bar. Foi utilizado o programa 3DsMax.
Barparte1.max
Barparte2.max
→ 3DSMAX
1) Foi pesquisado no Google: Door opening sound effect (www.freesoundeffects.com)
Baixar creaky door 3 - WAV Dowload (formato)
Crowd sound effect free Dowload (www.mixkit.com)
Baixar very crowded pub or party loop - WAV Dowload (formato)
Para introduzir som:
2) Curve (barra sup.) - Editor - Dope sheet - 2 cliques sound - ADD - Selecionar ficheiros baixados anteriormente
3) Selecionar ficheiro porta - File details - Start: 100
4) Selecionar ficheiro bar - File details - Start: 100. close
5) Time configurations (conferir)
Fazer rotacionar porta
6) Em top View: Selecionar porta - Curve editor - Z rotation - ambos na linha 0 (zero):
ponto 1: entre 80 e 120
ponto 2: entre 240 e 280
7) Barra inferior:
clicar ponto 1: (100) - (0)
clicar ponto 2: (235) - (-90). Close curves
8) Em Right View: Selecionar puxador 1 - Clicar no 'ierarquia' - Affect - Pivot only - move (desligar osnap)
9) Arrastar pivot para centro de rotação do puxador
10) Selecionar puxador 1 - Curves - rotation x, +
ponto 1: entre 75, 0 (entre 40 e 80)
ponto 2: entre 100, 45 (entre 80 e 20)
11) Desunir (barra sup) todos - unir puxador 1 e 2
Construção da animação:
12) Selecionar camera - modify - target camera - 15mm
13) Em View Top - "G" (para ver grelha "ativar", +, Shape 2D, Linha, renomear linha para: caminho camera
14) +, shape 2D, linha, renomear linha para: linha 3 (3-4)
15) Selecionar percurso (caminho camera)
16) Em View Front: move - deslocar até a altura da camera
17) Selecionar linha 3 - move - deslocar até altura do puxador
18) linha 3 selecionada - selection - mover ponto 4 na alrura da camera
19) Selecionar camera - menu animação - motion pats
20) Convertion Tool:
start: 0
end: 375
21) Convert from, selecionar caminho camera, (1-2)
22) Selecionar camera - menu animação - motion pats
23) Convertion Tool:
start: 0
end: 375
24) Convert from, selecionar inha 3, (3-4)
25) Render Setup - time output - ative time Segment
26) Desligar force z-sides - output size GDTV para Custom:
width: 640
height: 480
27) Render output - files - AVI (formato) - nomear bar 1 - save
28) Selecionar caixa (bar) - modify editor - selecionar todas as faces - faces - Surfaces property - flip - materials - material novo - preto - arrastar para o chão
Abrir Opne shot
29) Perfil - resolução 720x576 DV/DVD WirdscreenPAL - fechar
Abrir 3D MAX
30) Render Setup - output size - PAL D-1 VIDEO - render output - Save as opção 2
Abrir Photoshop
31) File new - unidade Pixels:
resolution: 96
width: 720
height: 576
32) Text: 50 pt (barra sup) em preto - "legendas" - file - save as - .jpg - nome: legenda - fechar.
Open Shot
33) Guarda projeto nome: test - botão direito janela esq. - importar ficheiro. (animação + legenda)
34) Usar faixa 1: arrastar para ela primeiro a legenda depois o video - encontar um no outro - arrastar legenda (outra) para o fim do video
35) Encurtar duração da ultuma legenda - Perfil: DV/DVD PAL 720X576
36) File - ficheiro - exportar - exportar video - nome: teste
37) Na legenda: colocar nossa identificação - salvar ficheio na pasta que esta o video.
Aula Seguinte
Sumários
Página Principal