Sumários da Aula 2021 | 2022
Introdução à disciplina e apresentacao dos programas a usar durante o semestre.
Criaçao duma Pirámide e um paralelepípedo utilizando os comandos
Orbit: para puder movimentar no “espaço” bidimensional.
Align: ligação dum ponto a outro. Nesta aula aprendimos a execuçao dos comandos
Para isto utilizamos uma construção de Oscar Niemeyer – Niterói Contemporary Art Museum – como referência para fazer uma revolução.
Utilizamos o comando /revolve para revolucionar “extrudir” uma figura. indicando os 360 graus de rotação, para poder fechar a figura. Utilização dos comandos
LOFT: Para criar formas complexas uniendo peças de diferentes formas, que, aos poucos, farão surgir superfície dum edifício.
Aprendemos também a criar terreos usando os comandos:PEDIT para puder pasar de lihnas a curvas com o subcomando SPLINE. - RULESURF para criar uma malha entre 2 polilinhas - SURFTABE1 e /SURFTABE2: para criar a formaçao da malha. Utilização dos comandos
correta utilizaçao das layers com muito rigor nomeando cada layer a utilizar
Autolisp é uma linguagem funcional que cria funções, utilizado para gerar rotinas orientadas ao uso específico assim como para a criação de novos comandos fazendo os trabalhos mais dinâmicos.
Esta aula foi destinada para a introdução de uso da linguagem de autolisp assim como dos códigos básicos para criar alguns abjetos bidimensionais.
Por exemplo nesta aula a professora crio um comando a partir duma recita de códigos com a finalidade de interligar um conjunto de pontos, de forma a produzir uma superfície formada por pequenos triângulos.
Nesta aula fui ausente, o tema desenvolvido foi a introdução ao futuro exercício 4 que consiste em executar uma modelação dum edifício de habitação coletiva, da disciplina de Projeto. Foram criados um apartamento com os respetivos layers para sua correta execução em 3D.
Nesta aula fizemos uma continuação do que é Autolisp. Neste caso criamos um novo comando chamado “cadeira” com os respetivos códigos para criar cadeiras com diferentes comprimentos e alturas.
Nesta aula deu-se a continuação da aula do dia 1 de abril com o levantamento da planta em 3Dmax colocando os objetos extruidos nas respetivas layers para depois ser colocados fácilmente nos respectivos materiais..
Introdução a 3D Studio Max. Verificou-se a organização e limpeza do ficheiro Autocad Para ver se existiam erros nas layers no momento de importar para o 3Dmax. No 3Dmax foram introducidos a colocação dos materiais nas respectivas layers, assim como a colocação das luzes e câmaras para um posterior remderizado..
Nesta aula continuamos a trabalhar no 3Dmax, começamos com um resumo da aula pasada com a colocação de novas câmaras e luzes. Depois pasamos aos renders fazendo provas com diferentes valores de exposiçoes de luzes assim como a posta em escena de um paisagem no skydome. .
Nesta aula começamos por um resume da aula passada, fazendo de novo alguns passos, tais como, a colocação de novas câmaras, da Skydome – que vai criar um ambiente exterior. Os focos de luz, nesta aula foram criados e colocados, com os seus respetivos Portais.
Nesta aula começamos por introducir os materias nos respetivos layers. Para isso isolamos a peça selecionando a layer, depois fazemos a relação no editor dos materias com as texturas que introduzimos.Introcimos também novos Skydome no interior do apartamento para que pussamos criar un ambiente com maior luminosidad.
Mestrado Integrado em Arquitetura
Professora Sofia Machado Santos
Turma E
3º ano