Sumários da Aula 2021 | 2022
Introdução à disciplina e apresentacao dos programas a usar durante o semestre:
-Notepad ++
-Filezilla (64bits)
-Sublime Text
Introdução à Internet. Colocar ficheiros na área pessoal com FTP. Introdução ao html. Editor de html (Visual Studio Code ). Criação de página html/css.
Edição HTML/CSS: modelo box model, id, class, div. Estratégia de desenho de layout html/css. Desenho Técnico Vetorial de Arquitetura: Autocad 2D.
Introduçao ao Autocad: ortho, grid, Grid Snap, Osnap, Smarttrack
Desenho Técnico de Arquitetura. Comandos de Transformação: Move; Copy; Rotate; Scale, Align. Exercício de aplicação (rectângulos em polígono) Exercício de aplicação: desenho de planta de arquitetura.
Introdução ao desenho técnico: Propriedades de entidades desenhadas: Layers (Criar, renomear, ativar); Cor; Tipos de Linha (Linetypes). Exemplos de layers a criar em projeto de arquitetura (planta, alçado, corte, telhado, auxiliar). Tipos de linha e escala de visualização (Linetype, Ltscale).
Desenho Técnico de Arquitetura.Montagem gráfica de desenhos: alinhamento dos alçados em volta da planta e criação de linha mediana para transferir medidas entre desenhos, de forma gráfica. Exercício de desenho do corte com correção de medidas.
Revisão de estratégia de alinhamento de desenhos. Finalização do Corte. Criação de Alçado Sul a partir do Corte. Criação do Alçado Norte.
Criação de texto (text e mtext). Medição de áreas (Area). Criar limites com comando BPOLY para desenhar ou medir (Area by Object). Cotar desenhos: configuração de estilo de cotas (DIMSTYLE). Tipos de cotas: linear, angular, raio, diâmetro, linhas de chamada.
Cotagens: linhas de chamada (Mleaderstyle; Mleader). Aplicação ao exemplo da casa. Criação de Layouts para impressão. Configuração de unidades de layout, impressora (PDF), folha de papel, e escala de impressão global (1 unit para 1000mm).
Edição de Imagem bitmap/raster: GIMP. Ficheiros jpg, png, Gif. Layers: nova layer (escolher enchimento - branco; transparência, foreground, background), apagar layer, visibilidade de layers.
Edição no Gimp:"fuzzy"/varinha mágica e por cor. Shift para acrescentar, CTRL para remover, ALT para mover. AJuste de sensibilidade da seleção "fuzzy" por "treshold" (0 a 255). Pintar com seleção: Fill e Stroke. Aumentar/diminuir zona selecionada (Grow/Shrink).
Ferramentas de transformação: scale, rotate, move. Ferramenta “clone” para retoque de imagens e duplicação de áreas. Acerto de contraste e tonalidades com ferramenta "levels". O histograma como descrição da estrutura de tonalidades dos pixeis da imagem. Edição de imagens com Levels.
Mestrado Integrado em Arquitetura
Professor Victor Ferreira
Turma A
2º ano