Mariana Libreiro

SUMÁRIOS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO DIGITAL EM ARQUITETURA

Aula 01


Apresentação da Unidade Curricular de SRDA. Programa: objectivos, conteúdos e avaliação. Apresentação do Docente. Panorama do hardware e sofware para cad e edição pixel/raster.

Aula 02


Introdução à Internet e WorldWideWeb. Colocar ficheiros na área pessoal com FTP (filezilla client). Introdução ao html. Editor de html (Visual Studio Code ou Editor online). Criação de página html/css.

Aula 03


Edição HTML/CSS: modelo box model, id, class, div. Estratégia de desenho de layout html/css. Desenho Técnico Vetorial de Arquitetura: Autocad 2D. Introdução ao interface: menus, barras de ferramentas, Desenho de entidades básicas: line, polyline, Circle, ellipse, arc, rectangle, polygon.

Aula 04


Desenho Técnico CAD: ortho, grid, Grid Snap, Osnap, Smarttrack. Seleção de entidades: window, crossing, shift, ctrl. Edição por "Handles" ou nós. Desenhar com Object Snap e pontos notáveis da geometria: end, mid, cen, int, perp, tan, quad. Desenho ortogonal com "Ortho". Coordenadas cartesianas absolutas e relativas. Desenhar com Coordenadas Cartesianas absolutas (x,y,z) e relativas (@x, y, z ). Desenhar com Coordenadas Polares/angulares absolutas (distância<ângulo, 3<45) e relativas (@3<45). Imagens de Referência de Projeto: Imagem 1, Imagem 2, Imagem 3. Autocad for Mac atalhos de teclado.

Aula 05


Desenho Técnico de Arquitetura. Comandos de Transformação: Move; Copy; Rotate; Scale, Align. Exercício de aplicação (rectângulos em polígono). Comandos de Edição: Offset; Trim; Extend; Fillet; Chamfer; Mirror. Exercício de aplicação: desenho de planta de arquitetura.

Aula 06


Introdução ao desenho técnico como linguagem de representação. Apresentação teórica sobre raízes históricas do desenho técnico. Do século XV à atualidade. Geometria descritiva, Projeções cotadas e vistas ortogonais. Desenho para descrição técnica de objectos para fabricação. Estratégia de execução de desenhos. Expressão gráfica rigorosa: espessuras de linha (0.70 a 0.10) e tipos de traço (contínuo, tracejado, traço-ponto). Vistas parciais, linhas de eixo, meia-vista, linhas ocultas, cotagem. Apresentação de exemplos de desenhos técnicos. Propriedades de entidades desenhadas: Layers (Criar, renomear, ativar); Cor; Tipos de Linha (Linetypes). Exemplos de layers a criar em projeto de arquitetura (planta, alçado, corte, telhado, auxiliar). Tipos de linha e escala de visualização (Linetype, Ltscale).

Aula 07


Desenho Técnico de Arquitetura. Montagem gráfica de desenhos: alinhamento dos alçados em volta da planta e criação de linha mediana para transferir medidas entre desenhos, de forma gráfica. Sistemas de Coordenadas personalizados “UCS”. Rotação de eixos de coordenadas, mudança de origem, planificação de vista com “plan” e gravação de vistas com nome (View). Inserção de imagem e acerto de orientação e escala para desenhar por cima (Align). Exercício de desenho do corte com correção de medidas.

Aula 08


Revisão de estratégia de alinhamento de desenhos. Finalização do Corte. Criação de Alçado Sul a partir do Corte. Criação do Alçado Norte. Extração de informação a partir de corte de parede (pilar e platibanda).

Aula 09


Desenho Técnico de Arquitetura. Desenho de texturas técnicas (Hatch). Criação de texto (text e mtext). Medição de áreas (Area). Criar limites com comando BPOLY para desenhar ou medir (Area by Object). Cotar desenhos: configuração de estilo de cotas (DIMSTYLE). Tipos de cotas: linear, angular, raio, diâmetro, linhas de chamada. Estratégia de utilização. Aplicação ao exemplo da casa. Technical Drawing of Architecture. Drawing technical Hatch/texture (Hatch). Creating text (Text and Mtext). Creating text styles (STYLE). Measuring areas (Area). Creating limits with BPOLY for drawing or measuring areas by object. Dimensoning drawings: configuring dimension styles. Dimension styles (DIMSTYLE). Dimensions: Linear; Angular; Radius/Diameter; Lead lines. Use scenarios (applying them to the house exercise).

Aula 10


Cotagens: linhas de chamada (Mleaderstyle; Mleader). Aplicação ao exemplo da casa. Criação de Layouts para impressão. Configuração de unidades de layout, impressora (PDF), folha de papel, e escala de impressão global (1 unit para 1000mm). Criação de "Modelview" (MV) para cada desenho e configurar escala do desenho com (zoom 1/50xp). Esconder "Mview" na impressão. Alinhar desenhos na folha. Tabela de configuração de canetas e espessuras de traço. Configuração de layers e de orientação da vista (ucs/plan) nos detalhes. Imprimir para PDF. Dimensions: Leader lines with text (Mlederstyle; Mleader). Use scenarios (applying them to the house exercise). Creating layouts for printing. Configuring layout units, printer, paper format and global printing scale. Creating "Modelview" and scale setup with "zoom" (1/50xp). Configuring layers and UCS nos "modelview". Aligning drawings in the sheet. Pen table for configuring thickness and pen color. Printing to PDF.

Aula 11


Edição de Imagem bitmap/raster: GIMP. Ficheiros jpg, png, Gif. Layers: nova layer (escolher enchimento - branco; transparência, foreground, background), apagar layer, visibilidade de layers. Ferramentas de seleção: seleção em retângulo e ellipse, seleção desenhada, por "tesoura", "fuzzy"/varinha mágica e por cor. Shift para acrescentar, CTRL para remover, ALT para mover. AJuste de sensibilidade da seleção "fuzzy" por "treshold" (0 a 255). Pintar com seleção: Fill e Stroke. Aumentar/diminuir zona selecionada (Grow/Shrink). Ferramentas de pintura: Paintbrush, Air Brush , Bucket, Gradient

Aula 12


Edição de imagem GIMP: Revisão das ferramentas de seleção e pintura. Pintar com seleção: Fill e Stroke. Ferramenta de “gradiente” e ferramenta “aerógrafo”. Filtro “Gaussian Blur” para suavização/desfocagem da imagem. Transparência de layer. Máscaras de Layer.Exemplo de utilização para misturar duas layers. Layers de texto. Texto em vector. Edição de propriedades de texto. Texto como base de seleção para máscara e pintura. Ferramentas de transformação: perspectiva

Aula 13


Ferramentas de transformação: scale, rotate, move. Ferramenta “clone” para retoque de imagens e duplicação de áreas. Acerto de contraste e tonalidades com ferramenta "levels". O histograma como descrição da estrutura de tonalidades dos pixeis da imagem. Edição de imagens com Levels. Exemplo de estratégia de extração de áreas de pintura a partir de imagens de desenhos técnicos existentes (selecionar, criar layer por cor/tipo de textura, pintar áreas). Exemplos de edição de imagem: Nevoeiro, retrato (clone), Jantar (mudar cor e duplicar pessoa).

Aula 14


A aula de apoio à finalização dos trabalhos dos alunos.