Sumário
- Continuação da aula anterior.
- Criamos mais duas formas geométricas em 3D no AutoCAD, através da planificação das figuras sólidas e sua rotação no espaço.
- Desenhamos dodecaedro e icosaedro.
- Dodecaedro
1) Polygon - 5 - e(edge) - (0,0 - 1,0)
2) MIRROR - 3 faces totais
3) No espaço vazio entre os 2 pentágonos, vértice A e B ficam separados
VérticeA: Line - perp - aresta comum do pentágono A com o pentágono de ref.
Vértice B: Line - perp - aresta comum ao pentágono B com o pentágono de ref.
4) UCS - 3P - (extremidade opsta do vértice A, vértices da aresta comum ao pentágono A e pentágonode ref.) - C(cilcle)
5) UCS - 3P - (extremidade opsta do vértice B, vértices da aresta comum ao pentágono A e pentágonode ref.) - C(cilcle)
6) ALIGN - vértice B no vértice de intersecção dos circulos.
7) Apagar tudo exceto Face de ref. e Face angulada - UCS - world
8) C(circle) - 3p (3 vértice do pentágono de ref.)
9) ARRAY - Polar Array select - 5 itens - 360 graus - selecionar apenas face angulada - centro definido pela circulo criado
10) CO(copy) na foma criada - ALIGN (3 pontos de ref. na cópia e 3 pontos correspondentes na forma criada)
11) SURFSCULPT
- Icosaedro
1) Polygon - 5 - e(edge) - (0,0 - 1,0)
2) Polygon - 3 - e(edge) - Indicar 2 vértices do pentágono, serão correspondentes aos vértices A e B do Triangulo ABC
3) UCS - 3P - mid(Aresta AB) - C(circle) - mid(Aresta AB) e vértice C
4) UCS - world - C(circle) - (3 vértice do pentágono de ref.)
5) L(line) - cent(select círculo) - (@0,0,2)
6) Fomar face triangular com os pontos: (intersecção na linha criada na etapa 3, vértices A e vértices B) - REGION
7) Apagar tudo exceto Face angulada
8) ARRAY - Polar Array select - 5 itens - 360 graus - selecionar apenas face angulada - centro definido pela circulo criado
9) Criada a unidade piramide de base pentagonal e sendo O o ponto de união dos 5 triangulos- selecionar 2 deles que sejam conseguintes - Será o par face 1 e face 2 correnpondentes ao triângulo AÔB e ao triângulo BÔD
10) CO(copy) - excluir uma face da unidade original e uma da cópia - ALIGN
11) No sentido de criar outras unidades 'piramide de base pentagonal': UCS - 3P - vértices A,O e D - Excluir face 1
12) ARRAY - Polar Array select - 5 itens - 360 graus - selecionar Face 2 - centro definido pela vértice B (repetir o processo até fechar a figura)
13) SURFSCULP
- Trabalho final dos solidos geométricos do ficheiro realizado no
AutoCad.
- Seções cônicas
1) cone - 0,0 - 10 - 20
2) VP (1,-1,1)
3) UCS - X - 90
4) Copiar o cone criado de forma espelhada: Ativar orthomode - MI (mirror)
5) Voltar ao UCS principal: UCS - UCS
6) Criar layer com as respectivas cores:
Círculo: COR 1
Elipse: COR 2
Parábola: COR 3
Híperbole: COR 4
- Com o
layer círculo ligado:
  SECTION - selecionar o cone inf.
  XY - (0,0,5)
- Com o
layer Elipse ligado:
  UCS - X - 35
  SECTION - selecionar o cone inf. - XY - (0,0,7)
  retornar ao UCS original
- Com o
layer Párabola ligado:
  Criar aresta AB, referencial, partindo de algum ponto (A) da base do cone: L(line) - (0,-10) - (-10,-10)
  UCS - 3P - QUA(quadrante) - [ponto A, ponto B (extremidade da aresta criada), Ponto V (vertice do cone)]
  SECTION - selecionar o cone inf. - XY - (0,0,-5)
  retornar ao UCS original
  UCS - X - 90
- Com o
layer Hipérbole ligado:
  SECTION- Selecionar os dois cones - XY - (0,0,-5)
- Trabalho final das Seções cônicas realizado no
AutoCad.