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Sumário:
Sólido Platónico

Parte 1


Pesquisámos na Wikipédia:

AutoCAD1

Agora vamos fazer estes sólidos no AutoCAD

Mas antes o professor ensinou-nos uns comandos novos:

VP

AutoCAD2
Se fosse no MAC o comando seria VPOINT

(Os pontos definem as extremidades duma lista
As linhas são bidimensionais)

Vamos desenhar um CUBO

AutoCAD3
Mudamos o Custom Visual Styles para X-RAY

AutoCAD4
Usamos o comando REGION para criar o quadrado bidimensioal
Antes era unidimensional

AutoCAD5

AutoCAD6
Agora vamos dobrar o papel no espaço

O comando que roda as faces
ROTATE
como vamos rodar fora do plano XY temos de rodar a "folha" usando o comando UCS

AutoCAD7
Agora já temos a "folha" pronta para dobrar o papel, usando o comando ROTATE

AutoCAD8

AutoCAD9
Temos de ir mudando as UCS para podermos rodar as faces para o sítio delas

AutoCAD10
Usamos o comando SURFSCULPT ...

AutoCAD11
...para transformar os vários elementos bidimensionais em um único sólido tridimensional

Acabamos o CUBO

Criámos as LAYERS para todos os sólidos que vamos fazer:

AutoCAD12

Vamos começar a fazer o TETRAEDRO

AutoCAD13
Vamos fazer o mesmo processo que no CUBO

O chão sendo o plano XY
Querendo desenhar no quadro sendo o plano XY temos de transpor para o quadro

AutoCAD14

AutoCAD15

Parte 2

Gravei o resto do processo do TETRAEDRO


Descrevendo o processo todo:
Voltar o UCS (antes de mexer os UCS novamente)

Os comandos são:
UCS
3P
Mid

(escolher o ponto)
(outra vez)
@0,0,1

CIRCLE
Vamos dobrar o objeto usando o comando ALIGN

Podíamos usar o ALIGN para fazer o resto
Mas vamos usar o ARRAYCLASSIC

AutoCAD16
Antes de acabar só falta fazer o comando SURFSCULPT

Acabámos o TETRAEDRO

AutoCAD17

Vamos começar o OCTAEDRO


Também gravei o processo todo do OCTAEDRO


Descrevendo o processo todo:
Começamos pelo quadrado de base para as duas pirâmides triangulares
Fizemos dois CIRCLE para encontrar as arestas fora deste quadrado

Depois usamos o comando 3DPOLY

REGION

ERASE
ALL
R
LAST

UCS
W

ARRAYCLASSIC

AutoCAD18

UCS
X
90
MIRROR
ALL

selecionamos os pontos de charneira
E para acabar usamos o comando SURFSCULPT

AutoCAD19

Acabámos o OCTAEDRO

Vamos agora fazer o DODECAEDRO


Descrevendo o processo todo:
Começámos por mudar de LAYER
POLYGON
5
E
0,0
1,0

REGION

MIRROR (X2)

Primeiro encontrar o ponto da charneira

LINE
PER

(selecionar a charneira)

AutoCAD20
Não chegamos a acabar este processo, mas acabamos para a próxima aula...

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