Mestrado Integrado em Arquitectura
Sistemas de Representação Digital em Arquitetura
Professor Luís Romão
Semestre I
Turma 2C
2022/2023
Hugo Miguel de Oliveira Perez
N° 20191397
AULA 05 - 21 DE OUTUBRO DE 2022
- Advertência para não alterar espessuras de linha directamente nos layers, mas sim alterar as mesmas, por cor, na definição de canetas (PLOTSTYLE).
- Revisão do sistema de cotas (DIMSTYLE).
- - Autolisp -> (command "dim"), letra 'e' para sair do comando.
DESENHO DE UMA PARÁBOLA
- Desenhar uma recta;
- Desenhar uma directriz;
- Desenhar um ponto (foco);
- Qualquer ponto da parábola está numa posição equidistante do foco e da directriz;
- Definir Layers:
- LAYER BASE (cor branco)
- LAYER PONTOS (cor 1)
- LAYER CURVA_01 (cor 4)
- LAYER CURVA_02 (cor 6)
- NO LAYER BASE, desenhar uma XLINE horizontal a passar pelo ponto 0,0 (origem);
- Desenhar uma XLINE vertical a passar pela origem;
- (Desligar o OSNAP);
- Com o comando PONT indicar ponto na coordenada 1,0;
- Com o comando DDPTYPE alterar a visualização do ponto para o circulo com X inscrito;
- Com o comando OFFSET, desenhar 3 paralelas verticais à distância de 1.5 para a direita da directriz;
- (Ligar novamente o OSNAP, mas activar a opção node (pontos) e desactivar a opção center);
- Desenhar um circulo com centro no ponto (NODE) e raio de 1.5;
- Outro circlo com raio de 3;
- Outro circulo com raio de 4.5;
- Aplicar pontos nas intersecções dos circulos com as linhas verticais (no layer pontos);
- (Desligar o OSNAP);
- Desenhar um ponto com coordenada 0.5,0;
- Apagar as linhas auxiliares.
Método 01:
- Desenhar a primeira curva no layer CURVA_01:
- (Ligar novamente o OSNAP com node);
- Com o comando SPLINE desenhar uma linha que passe sequencialmente pelos pontos previamente desenhados, arrastar o cursor para a direita e clicar 'enter'.
Método 02:
- Com o comando LINE, desenhar uma linha do ponto superior direito ao foco,
- No layer CURVA_02:
- Chamar novamente o comando SPLINE, seleccionar a opção Method, e alterar para CV, com degree 2, picar o ponto superior direito, o ponto esquerdo obtido pela intersecção da tangente e do eixo 'x', e o ponto inferior direito. Arrastar o rato para a direita e clicar 'enter'.
- Através do comando 3DORBIT, podemos passar da visualização bidimensional para tridimensional.
- Ligar o 'freeze' no layer curva_01;
- COPY curva_02 (com o orto ligado), e copiar para a direita, alinhada com o eixo;
- Utilizando o comando TRIM, cortar metade da curva criada pelo eixo;
- (Chamar o comando SURFTAB1, introduzir o valor 30);
- (Chamar o comando SURFTAB2, introduzir o valor 10);
- Chamar o comando REVSURF, sleccionar o perfil da curva (meia curva), seleccionar o eixo de rotação, introduzir valor 0, angulo 360º.