Foto do aluno

Maria Carolina Marques

Unidade Curricular: Representação Digital

Diário Semanal

Semana 1

Aula introdutória ao programa da unidade curricular e do docente.

Conceitos básicos de internet: Pacotes (tcp/ip), endereços IP de computador, hipertexto e hiperlink. História da internet: Tim Berner's Lee e a World Wide Web (www).

Protocolos HTTP e linguagem HTML.

Templates de Página de Aluno.

Ficheiros HTML e Ficheiro CSS.

Instalação dos programas necessários à criação da página: Filezilla e Visual Studio Code.

Screenshot da Semana 1

Semana 2

Consolidação da linguagem de programação para a criação do site individual.

Aplicação das ferramentas fornecidas para o site pessoal, através do Visual Studio Code e Filezilla (Acesso ao servidor da faculdade)

Introdução ao desenho técnico - Rhinoceros.

Screenshot da Semana 2 Screenshot da Semana 2 Screenshot da Semana 2

Semana 3

Introdução ao desenho técnico (Rhinoceros).

Modos de visualização, unidades e casas decimais, modo de gravação e formatos.

Comandos utilizados: polyline, circle, line, solid, osnap.

Coordenadas: coordenadas polares e cartesianas, coordenadas absolutas e relativas.

Exploração de materialidade em diferentes objectos, tal como diferentes modos de vista.

Comandos de edição: offset, trim, extend, fillet, split, move, rotate, scale e orient.

Cópias de objectos.

Escalar imagens.

Screenshot da Semana 3 Screenshot da Semana 3 Screenshot da Semana 3

Semana 4

Recorte de imagem com séries de alçados e plantas com o programa Gimp - alternativa ao photoshop para a posteriori escalar as mesmas no Rhino.

Comandos: Picture - para exportar a imagem para dentro do layout; Orient (Scale-3D)- para mover a imagem através de uma linha de referência para escalar a imagem.

Criação de layers: Espessuras e diferentes tipos de linha distribuído por layers (fino, médio, grosso); Princípio base para a organização das layers- layers que contenham plantas, defini-las como P0, P1, etc.; layers que contenham alçados- ALC_E, ALC_O, etc. Isto devido à organização que é feita pelo software em ordem alfabética.

Screenshot da Semana 4 Screenshot da Semana 4

Semana 5

Criação de layouts.

Diferentes vistas do desenho.

Alteração de escala.

Legendas.

Comandos: Detail, Osnap, Text.

Criação de superfícies e selecção de subobjecto.

Comandos: Surface, Polysurface, Trim, ExtractSrf, Project.

Semana 6

Objectos 3D.

Trim em superficie - linhas com superficie para uma peça complexa.

Comandos: Cap (fecha peças planares), Join, Split, Untrim.

George Boole e as operações booleanas.

Screenshot da Semana 6 Screenshot da Semana 6 Screenshot da Semana 6

Semana 7

Space Mouse - rato que trabalha de forma autónoma os modelos 3D.

Comandos: Curve Boolean, ExtremeCurf, Make2D (criação automática de desenhos através do modelo 3D, como alçados, vista de cima e perspectiva); ClippingPlane (ver em corte).

Visualizar objecto ou elemento especifíco através do comando: Isolate.

Screenshot da Semana 7 Screenshot da Semana 7 Screenshot da Semana 7