Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitetura
Ano letivo 2019/2020
Luís Romão e Alex Resende
- Em todos os casos começou–se por se desenhar uma das faces do sólido, seguido da mudança do referencial
através do uso do comando orbit, e do x–ray e region para se visualizar melhor o sólido
- Realização do cubo
- Processo: Fazer um quadrado e depois fazer copy para se fazer a planificação;- ucs-x-90; ucs-y-90(O uso dos comandos ucs servem para mudança do referencial,
de modo a se poder rodar as faces e se construir o cubo); surfsculpt para unir o sólido; ucs-world para restaurar o referencial inicial
- Realização da tetraedro
- Processo: Fazer um triângulo e depois fazer mirror para se completar a planificação;
erase tudo menos o triângulo base e um dos triângulos com o vértice de maior cota;
arrayclassic-select object-3 rotations-center point_vértice de maior cota- enter;
surfsculpt;
ucs-world
- Realização do octaedro
- Processo: polygon-e- 0,0-1,0-enter;
orbit;
line-clicar no ponto de origem-@0,0,1;
ucs-3p- clicar origem, depois diagonal do quadrado oposta àlinha acabada de fazer,depois ponto de cota 1 da linha acabada de fazer- enter;
circle-2p-clicar nas diagonais; repetir processo para diagonal oposta;
3dpoly- escolher o centro do quadrado- ponto da daigonal com circunferência- ponto de interseção das circunferências-c(close);
erase tudo menos o tri0ângulo;
arrayclassic- select object-select center-4 rotations-enter;ucs-x-90;
mirror; surfsculpt; ucs-world