UNIVERSIDADE DE LISBOA - FACULDADE DE ARQUITETURA
Larissa Miranda | 20171119
Sólidos Platónicos
Hexaedro
▪ Criar um retângulo - Comando Rectang (coordenadas (0,0);(1,1).
▪ Mudar o sistema de visualização para Xray.
▪ Criar uma superfície - Comando Region.
▪ Planificar o Cubo - copiando a regiã de modo a formar um cruscifixo.
▪ Ultilizar o UCS e Comando Rotate (pelos eixos) - para formar um cubo.
▪ Por ultimo trasnformar as superfícies num sólido - Comando SurfSculpt.
Tetraedro
▪ Cria um triângulo - Comando Polygon ( 3 lados ) pela aresta ( Edge ).
▪ Coordenadas (0,0);(1,0).
▪ Mudar o sistema de visualização para Xray.
▪ Criar uma superfície - Comando Region.
▪ Planificar utilizando o comando Mirror e Copy.
▪ Linhas Auxiliares.
Linha de Eixo pelo ponto (0,0) e Coordenadas relativas (0,0,1)
Ucs por 3 pontos - 1 origem , 2 na extremidade do triangulo que fez mirror, 3 no final da linha auxiliar
Comando Circle no centro das 2 figuras e nas extremidades dos triângulos
Ucs World e comando Mirror - seleciona a circunferência para o eixo de rotação
▪ Comando Align para mover as faces - 1 e 2 pontos na interseção, 3 ponto na extremidade do triângulo e na interseção dar circunferências.
▪ Apagar as linhas auxiliares.
▪ Comando ArrayClassic (configurando) Polar Array, select Object ( triângulo "em pe") Center Point ( na extremidade desse triângulo) 3 copias a 360.
▪ Por ultimo trasnformar as superfícies num sólido - Comando SurfSculpt.
Octaedro
▪ Criar um Retângulo - Comando Polygon ( 4 lados ) pela aresta ( Edge ).
▪ Coordenadas (0,0) ; (1,0).
▪ Mudar o sistema de visualização para Xray.
▪ Criar linhas auxiliares, pelo eixo - ( 0,0 ), (@0,0,1).
▪ Mudar Ucs
( 1 ponto ( 0,0 ), 2 na diagonal, 3 no extremo da linha auxiliar
▪ Fazer 2 Circunferências nas 2 extremidade.
▪ Comando 3DPoly - Desenhar um dos lados da pirâmide.
▪ Comando Region - nessa figura.
▪ Apagar as linhas auxiliares.
▪ Ucs World.
▪ Comando ArrayClassic - O mesmo processo na figura acima, com 4 lados.
▪ Mudar Ucs por (X 90).
▪ Comando mirror por essa figura.
▪ Por ultimo trasnformar as superfícies num sólido - Comando SurfSculpt.
Dodecaedro
▪ Criar um Pentágono - Comando Polygon ( 5 lados ) pela aresta ( Edge ).
▪ Coordenadas (0,0) ; (1,0).
▪ Mudar o sistema de visualização para Xray.
▪ Criar uma superfície - Comando Region.
▪ Comando Mirror - fazer 2 copias.
▪ Linhas auxiliares - (um pouco mais complexo)
De um dos pontos do canto ate a perpendicularidade da aresta (@0,0,1).
▪ Mudar Ucs - 1 ponto na base da linha, 2 nesse ponto do canto, 3 no topo da linhas auxiliar.
▪ Fazer um circunferência com o centro na base da linha e no canto.
▪ Ucs World.
▪ Comando Mirror - na circunferência com eixo da ligação entre os pentágonos.
▪ Comando Align - 1 e 2 ponto na base e o 3 na lateral até os eixos criados pelas circunferências.
▪ Apagar as linhas auxiliares - deixando a ultima figura e a base.
▪ Fazer uma circunferência na base.
▪ Comando Arrayclassic - Apenas na face inclinada.
▪ CenterPoint - no centro da circunferência - 5 lados - ângulo 360.
▪ Fazer uma copia desse objeto.
▪ Comando Align - Ligando o vértice mais alto com o mais baixo.
▪ Por ultimo trasnformar as superfícies num sólido - Comando SurfSculpt.
Icosaedro
▪ Criar um Pentágono - Comando Polygon ( 5 lados ) pela aresta ( Edge).
▪ Coordenadas (0,0) ; (1,0).
▪ Criar dois triângulos - Comando Polygon ( 3 lados ) a partir dos lados do Pentágono.
▪ Mudar o sistema de visualização para Xray.
▪ Criar uma superfície - Comando Region - nos triângulos.
▪ Mudar Ucs -
(1 ponto na base da linha, 2 na sua perpendicularidade com o triângulo , 3 no topo da linhas auxiliar)
▪ Fazer um circunferencia com o centro na base do triângulo ate o topo do triângulo.
▪ Comando Mirror - na circunferência com eixo no encontro do Pentágono com os triângulo e o Midpoint da base.
▪ Comando 3DPoly - Base do triângulo da interseço das circunferência.
▪ Criar uma superfície - Comando Region - no triângulo.
▪ Apagar as linhas auxiliares - deixando a ultima fígura.
▪ Comando ArrayClassic - O mesmo processo das fíguras anteriores, com 5 lados, e o centro no cume desse triângulo.
▪ Para Montar a fígura ( ira repertir esse processo pelo menos 6 vezes)
Utilizando o comando ArrayClassic e Mudando a Ucs
Apagando um dos triângulos desse objeto ( e usando o triângulo "solto" como referência)
Ucs - 1 Ponto na origem (ou no canto desse lado)
2 Ponto no cume do triângulo solto
3 Na lateral desse triângulo.
▪ Por ultimo trasnformar as superfícies num sólido - Comando SurfSculpt.
Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitetura | 2019/2020| MiArq, 3° Ano, Turma C