UNIVERSIDADE DE LISBOA - FACULDADE DE ARQUITETURA

Larissa Miranda | 20171119


Sólidos Platónicos

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Hexaedro

▪ Criar um retângulo - Comando Rectang (coordenadas (0,0);(1,1).

▪ Mudar o sistema de visualização para Xray.

▪ Criar uma superfície - Comando Region.

▪ Planificar o Cubo - copiando a regiã de modo a formar um cruscifixo.

▪ Ultilizar o UCS e Comando Rotate (pelos eixos) - para formar um cubo.

▪ Por ultimo trasnformar as superfícies num sólido - Comando SurfSculpt.

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Tetraedro

▪ Cria um triângulo - Comando Polygon ( 3 lados ) pela aresta ( Edge ).

▪ Coordenadas (0,0);(1,0).

▪ Mudar o sistema de visualização para Xray.

▪ Criar uma superfície - Comando Region.

▪ Planificar utilizando o comando Mirror e Copy.

▪ Linhas Auxiliares.

Linha de Eixo pelo ponto (0,0) e Coordenadas relativas (0,0,1)

Ucs por 3 pontos - 1 origem , 2 na extremidade do triangulo que fez mirror, 3 no final da linha auxiliar

Comando Circle no centro das 2 figuras e nas extremidades dos triângulos

Ucs World e comando Mirror - seleciona a circunferência para o eixo de rotação

▪ Comando Align para mover as faces - 1 e 2 pontos na interseção, 3 ponto na extremidade do triângulo e na interseção dar circunferências.

▪ Apagar as linhas auxiliares.

▪ Comando ArrayClassic (configurando) Polar Array, select Object ( triângulo "em pe") Center Point ( na extremidade desse triângulo) 3 copias a 360.

▪ Por ultimo trasnformar as superfícies num sólido - Comando SurfSculpt.

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Octaedro

▪ Criar um Retângulo - Comando Polygon ( 4 lados ) pela aresta ( Edge ).

▪ Coordenadas (0,0) ; (1,0).

▪ Mudar o sistema de visualização para Xray.

▪ Criar linhas auxiliares, pelo eixo - ( 0,0 ), (@0,0,1).

▪ Mudar Ucs

( 1 ponto ( 0,0 ), 2 na diagonal, 3 no extremo da linha auxiliar

▪ Fazer 2 Circunferências nas 2 extremidade.

▪ Comando 3DPoly - Desenhar um dos lados da pirâmide.

▪ Comando Region - nessa figura.

▪ Apagar as linhas auxiliares.

▪ Ucs World.

▪ Comando ArrayClassic - O mesmo processo na figura acima, com 4 lados.

▪ Mudar Ucs por (X 90).

▪ Comando mirror por essa figura.

▪ Por ultimo trasnformar as superfícies num sólido - Comando SurfSculpt.

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Dodecaedro

▪ Criar um Pentágono - Comando Polygon ( 5 lados ) pela aresta ( Edge ).

▪ Coordenadas (0,0) ; (1,0).

▪ Mudar o sistema de visualização para Xray.

▪ Criar uma superfície - Comando Region.

▪ Comando Mirror - fazer 2 copias.

▪ Linhas auxiliares - (um pouco mais complexo)

De um dos pontos do canto ate a perpendicularidade da aresta (@0,0,1).

▪ Mudar Ucs - 1 ponto na base da linha, 2 nesse ponto do canto, 3 no topo da linhas auxiliar.

▪ Fazer um circunferência com o centro na base da linha e no canto.

▪ Ucs World.

▪ Comando Mirror - na circunferência com eixo da ligação entre os pentágonos.

▪ Comando Align - 1 e 2 ponto na base e o 3 na lateral até os eixos criados pelas circunferências.

▪ Apagar as linhas auxiliares - deixando a ultima figura e a base.

▪ Fazer uma circunferência na base.

▪ Comando Arrayclassic - Apenas na face inclinada.

▪ CenterPoint - no centro da circunferência - 5 lados - ângulo 360.

▪ Fazer uma copia desse objeto.

▪ Comando Align - Ligando o vértice mais alto com o mais baixo.

▪ Por ultimo trasnformar as superfícies num sólido - Comando SurfSculpt.

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Icosaedro

▪ Criar um Pentágono - Comando Polygon ( 5 lados ) pela aresta ( Edge).

▪ Coordenadas (0,0) ; (1,0).

▪ Criar dois triângulos - Comando Polygon ( 3 lados ) a partir dos lados do Pentágono.

▪ Mudar o sistema de visualização para Xray.

▪ Criar uma superfície - Comando Region - nos triângulos.

▪ Mudar Ucs -

(1 ponto na base da linha, 2 na sua perpendicularidade com o triângulo , 3 no topo da linhas auxiliar)

▪ Fazer um circunferencia com o centro na base do triângulo ate o topo do triângulo.

▪ Comando Mirror - na circunferência com eixo no encontro do Pentágono com os triângulo e o Midpoint da base.

▪ Comando 3DPoly - Base do triângulo da interseço das circunferência.

▪ Criar uma superfície - Comando Region - no triângulo.

▪ Apagar as linhas auxiliares - deixando a ultima fígura.

▪ Comando ArrayClassic - O mesmo processo das fíguras anteriores, com 5 lados, e o centro no cume desse triângulo.

▪ Para Montar a fígura ( ira repertir esse processo pelo menos 6 vezes)

Utilizando o comando ArrayClassic e Mudando a Ucs

Apagando um dos triângulos desse objeto ( e usando o triângulo "solto" como referência)

Ucs - 1 Ponto na origem (ou no canto desse lado)

2 Ponto no cume do triângulo solto

3 Na lateral desse triângulo.

▪ Por ultimo trasnformar as superfícies num sólido - Comando SurfSculpt.

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Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitetura | 2019/2020| MiArq, 3° Ano, Turma C