UNIVERSIDADE DE LISBOA - FACULDADE DE ARQUITETURA
Larissa Miranda | 20171119
Sólidos Primario
Superfícies Cónicas e Hiperboloide de Evolução
▪ CRIAÇÃO DOS CONES.
▪ Divisão de ecrã - Comando VPORTS (four, left).
▪ Cone 1 - Comando Cone (0,0) raio 1, altura 2.
▪ Cone 2 - Comando Cone (0,0,4) raio 1, altura -2.
▪ Fazer planos para seccionar essa "ampulheta".
▪ Criar novas Layers com cores diferentes para cada secção.
▪ Construir planos - Comando Rectang (-2,-2),(2,2).
▪ Para a circunferência e elipse
A partir desse rectângulo - Comando Region (para formar o plano)
Comando Move (0,0,1)
Criar uma Copia sobre o mesmo plano
Modifica a UCS em X 90°
Rotação desse plano copiado, com um ângulo de 15 para baixo.
▪ Para hiperbole e parabola.
Copiar novamento o plano inicial
Comando Align (seguir as intruções do comando)
(seleciona o ultimo plano feito, ponto de referência Midpoint de um dos lados do plano para o quadrante do cone inferior
2 ponto de referência Midpoint do lado oposto do plano para o quadrante do cone superior)
UCS WORLD
Copiar o plano inicial para a base desse ultimo plano feito
Comando Move - selecionar as 2 ultimas superfícies feitas (@-0.5,0,0)
Comando Rotate - no plano que esta na base, com ângulo de 90° para cima (eixo no ponto de encontro dos 2 planos)
▪ Determinar as Secções ( é um processo repetitivo).
▪ Comando Section - Selecionar o objeto que vai sofrer a secção - Cone
Selecionar 3 pontos do plano que vai secionar.
▪ Na circunferência (com a laeyer da circunferência) ão primeiro plano.
▪ Na elipse (com a laeyer da elipse) ão segundo plano feito com o ângulo para baixo.
▪ Na parabola (com a layer da parabola) no plano com ângulo para cima.
▪ Para a hiperbole seleciona os 2 cones ( com a layer da hiperbole) com o plano que se encontra na vertical.
▪ HIPERBOLOIDE DE EVOLUÇÃO.
▪ Deixar apenas a layer da hiperbole ligada.
▪ Fazer uma linha - Comando Line - ligando as extremidades das secções da hiperbole.
▪ Comando Revolve
Seleciona a secção inferior
O ponto de evolução no centro da linha feita
O terceiro ponto em qualquer lugar a direita
Por fim o angulo de 360°.
Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitetura | 2019/2020| MiArq, 3° Ano, Turma C