2017/2018


Beatriz Guerreiro
20161508
Mestrado Integrado em Arquitetura, 2A

Aula 9 (17_11_2017)

O inicio da aula foi destinado para a criação de uma parábola. Primeiramente, começamos por criar layers: l_auxi (cor branca); parabola1 (cor vermelha); parabola2 (cor azul).





Fizemos uma linha vertical e outra horizontal a passar pelo eixo e também uma circunferência com o diâmetro a nossa escolha. Criamos um ponto (com o comando "po") e depois apagamos a circunferência (que apenas serviu de auxilio).








Para saber a distância entre o eixo e o ponto primeiramente criado, fizemos uma circunferência; para a fazer usamos os comandos “ci”-“2p” e carregamos no ponto da origem e no ponto antes criado. No centro da circunferência criamos outro ponto usando o comando “po” e carregamos na circunferência.





E assim temos 2 pontos da nossa parábola. Depois usamos o comando “xline” para fazer paralelas o eixo y à distância de 1.5 umas das outras. De seguida, criamos uma circunferência com raio 1.5,depois outra 3 e outra 4.5; fizemos os pontos coincidentes entre a circunferência e as linhas auxiliares e apagamos as linhas auxiliares.











Usamos o 2 ponto do eixo x para fazer um arco para definir a bissetriz e usamos o comando “trim” para apagar as linhas que já não são necessárias. E assim fizemos a bissetriz.





Apagamos as linhas que já não precisávamos para o exercício e depois usamos o comando “mirror” para refletir o que fizemos.





Depois mudamos para a layer parabola1, e com o comando “spline” (que serve para unir todos os pontos em linha curva) e assim unimos os pontos. Depois congelamos a layer usada passada para usar a layer “parabola2” e unimos os ponto de uma maneira mais prática unindo o primeiro ponto da parábola, o do eixo x e o último ponto da parábola.








Copiamos essa parábola usada e fizemos uma circunferência onde o centro era onde a parábola cruzava o eixo do x. Cortamos a parte de baixo da parábola com o comando “trim”.





Fizemos a parábola em 3D, usando “revsurf”, selecionamos a parábola e o eixo. E usamos também os comandos “surftab1” e “surftab2”.












Sumários