2017/2018


Aula 9 - 17/11/2017

Nesta aula iniciámos um novo exercício que consistia na construção de uma parábola. Iniciámos a sua construção com duas linhas, uma vertical e uma horizontal, na origem do sistema. Construímos circunfrências como auxílio, e apartir da interseção das mesmas com o eixo x obtivemos dois pontos importantes para a sua construção. Fomos fazendo sempre o mesmo processo, repetidamente, ao mesmo tempo ímos eliminando as circunfrências, de forma a manter o desenho mais limpo. De seguida fomos desenhando linhas auxiliares que distam 1,5 entre si, até obtermos 7 pontos para o desenho da parábola. De seguida foi fundamental encontrar a direção da figura, fizémo-lo através de uma linha auxiliar que une o ponto da parábola do eixo x, depois desenhámos uma perpendicular ao eixo y, retas essas que ajudaram a definir um ângulo, a partir da bissetriz conseguimos, com o comando EXTEND, prolongar a linha da bissetriz até ao eixo. Depois de encontrarmos a nossa reta orientadora, apagámos toda a informação adicional, e através do comando MIRROR fizémos o mesmo para a parte de baixo da linha horizontal. E através de layres desenhámos duas parábolas, sendo que apenas uma delas, a que tinha a layer de cor azul, foi usada para prosseguir o exercício. De seguida pegámos nessa parábola enterta construída e copiámo-la para o mesmo eixo, mas para um ponto mais á frente, atravé do comando REVSURF, tornámo-la numa espécie de malha 3D, e de seguida com o comando SHADEMODE preenchêmo-la, conferindo-lhe um aspeto sólido e realístico.






















Numa segunda parte da aula, o professor fez uma breve explicação sobre a delimitação das áreas em autocad, e como poderíamos fazer a sua adição e subtração, tendo como base o trabalho da uhouse, de modo a podermos experimentar estes novos conhecimentos. Desenhámos primeiramente um rectângulo e de seguida uma circunfrência, que tinha como centro o ponto médio da aresta esquerda, que no seu conjunto partilham a mesma área, tendo como base de trabalho a respetiva planta, por último demos espessura ás paredes. Utilizando o comando UNION, unimos as duas formas, tratando-a como um espaço comum. Através do comando SUBTRACT demos ênfase ás paredes, e de seguida EXTRUD preenchêmo-las. De seguida construímos rectângulos no lugar dos vãos e atravé do comando SUBTRACT retirámo-los do desenho de modo a criar um vazio, com o intuito de vir a colocar objectos reais, como anteriormente fizémos com a sanita.










Por último o professor esteve a ensinar como inserir a imagem do nosso pormenor em autocad, reduzindo, primeiramente, a imagem ao essencial, cortando-a em photoshop, e passando umas breves informações de como converter as medidas em polegadas para metros/centímetros.










Sumários