2017/2018


Aula 10 - 24/11/2017

Iniciámos a aula abrir uma nova página de autocad, com o comando UNITS e PAGESETUP, definimos qual a unidade de medida que queríamos usar para o nosso trabalho, tendo assim ficado definida como unitless, e de seguida quantas casas decimais queríamos então usar, três. De seguida definimos as layres que queríamos usar, imagem e linhas auxiliares, pelo menos para iniciar.










Num segundo momento, o professor explicou-nos como poderíamos através do excel fazer os cálculos automaticamente de conversão de polegadas para metros/centímetros, desse modo construímos então uma tabela, onde inserimos as respetivas medidas de conversão de uma polegada e de um pé, e desse modo preenchemos as restantes células da tabela com uma inserção da fórmula matemática que deveríamos utilizar, e assim que introduzíssemos os valores que tinhamos no nosso pormenor, estas seriam feitas automaticamente. Isto seria uma maneira, outra seria, através de um comando de Autocad criado pelo professor, o qual descarregámos da sua página, e posteriormente abrindo em TextWrangler, que quando copiado para o Autocad, apenas teríamos de trocar os valores, e desta maneira faria também os cálculos de maneira instantânea.










Através do comando IMAGEATTACH inserimos a nossa imagem do pormenor, de seguida traçámos linhas auxiliares com o comando XLINE, as quais colocámos em cima das linhas indicadoras de medidas, horizontais e verticais, posto isto utilizámos o comando SCALE para definir a medida que queríamos, já convertida de polegadas para metros/centímetros através do comando anteriormente inserido CV, medida essa que fosse de inetervalo em intervalo, delimitado pelas linhas auxiliares, e que corresponde-se ás medidas reais.








Numa fase final da aula passámos para o paperspace, tratando o trabalho como se o fossemos imprimir. Definimos novamente as layers, com realce para as “janelas”, layer essa que iríamos vir a usar para colocar as imagens que queriamos lá colocar. Abrimos várias janelas, através do comando MVIEW, e por fim introduzimos várias partes diferentes da imagem do pormenor, com as diferentes escalas.

















Sumários