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Aula 9 - 02.05.2018

Sumário:
Revisão da Macro referente à aula passada.
Continuação da introdução ao uso do programa 3ds Max com um novo exercício.

▸Exercício 1: BAR
A ideia do exercício é criarmos um bar constituido por elementos tais como uma parede, uma porta (que abrirá) e um
nome (tipo placa), cada um destes elementos será devidamente caracterizado com um material próprio.
Para a parede, criamos uma BOX com as medidas correspondentes ao que se vê na imagem.


Para a porta, criamos uma BOX (centrada em relação à parede) e subtraimo-la.
Para tal, escolhemos as opçõs COMPOUND OBJECTS > BOOLEAN > SUBTRACTION A-B.




Criamos, então uma nova BOX que vai corresponder à porta em si.


Para posicionarmos a porta "à porta" devemos, antes de mais, ligar o OSNAP e tickar somente
opção de PERPENDICULAR.


Agora, com MOVE, agarramos a porta e puchamo-la para a frente (sem soltar o botão do rato).


Para o puxador da porta, o primeiro a fazer é criar um circulo, com uma polyline como vemos na imagem.
Desligando a layer de cada objeto, criamos uma linha a centro do circulo anteriormente criado.
O volume do puxador, obtemos com os comandos COMPOUND OBJECTS > GET SHAPE.



Para manipularmos a forma do puxador, em SCALE DEFORMATION, ao criarmos pontos chaves ao longo da linha,
conseguimos marcar o momento em que cada secção do puxador muda ou nao de forma (ADD KEY).
OBS: para que as mudanças de curvas na volumetria nao seja tao marcadas, podemos usar a
opção de BEZIER-SMOOTH, clicando com o lado direito do rato por cima do ponto em questão.





Fazemos uma cópia do puxador em espelho.


Na opção TRACK VIEW - DOPE SHEET, som de uma porta a ranger.



Para fazer-mos com que a porta abra ao mesmo tempo que o som devemos modificar os valores
em TIME CONFIGURATION, que se encontra no canto inferior direito.



Com a porta selecionada, vamos a TRACK-VIEW CONFIGURATION e alteramos os valores correspondentes
aos pontos de ROTATION em Z.





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-Apontamentos da aula.
-Printsreens.

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