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Aula 4 - 14.03.2018

Sumário:
O primeiro exercício foi desenhar um dado com a subracção dos seus pontos.
Como introdução ao segundo exercício, fizemos um conjuntos de secções
experimentais para adquirirmos as bases para o exercício seguinte.

▸Exerício 1: Dado

*recomendado usa o 2d wireframe como modo de vista 3D*
BOX: ciamos um cubo de 10,10,10 e na face correspondente à base do cubo, linhas auxiliares em XLINE
criando uma malha com espaçamento de 2.5 em 2.5 unidades (eixos X e Y).



SPHERE: posicionamos uma esfera de raio 1 no centro da malha.
Movemos a malha para a face superior do cubo e voltamos a fazer uma esfera, só que no canto inferior
esquerdo da malha.



ARRAYCLASSIC: com 2 filas, 3 colunas, um espaçamento entre filas de 5 e entre colunas de 2.5.



Com estas esferas que acabamos de criar poderemos usa-las como referências para que com os comandos
COPY, MOVE, e ALIGN, cosigamos pocisionar em cada face, o numero de esferas correspondentes a cada lado do dado.



Tendo as esferas posicionadas, selecionamos tudo menos o cubo e unimos os objetos com UNION.
SUBTRACT: vamos retirar o volume das esferas ao volume do cubo. (clicamos no que vai sofrer a subtracção
seguido do que vai subrtair ao outro).



FILLET: com raio 0.5 em todas as arestas do cubo.



-Ficheiro .dwg do exercício.



▸Exerício 2: Cónicas

Para começar,criamos um CONE de base 5 e indicação de 10 unidades em altura em XY, e um outro cone com a
mesma base, a começar no ponto 0,20 com altura de -10.



Para as secções, o processo baseia-se em alterar o UCS consoante o eixo do X "cortar" os cones.
Com o comando SECTION indicamos as várias alturas para cada secção.
Para o círculo, em XY com medida de 0,0,4.
Para a elípse, em XY com medida de 0,0,4.
Para a parábola, em XY com medida de 0,0,-3.
Para a hipérbole, em ZX com medida de 0,2,0.


-Ficheiro .dwg do exercício.



▸Exerício 3: Cubo hiperbólico

Com um cubo de 10,10,10 (BOX), mudamos o UCS par aa diagonal de uma das faces e criamos uma SECTION
com os mesmos pontos. Logo, congelamos a layer do cubo para que podamos ver a secção como plano.



Criamos entao uma série de auxiliares para poder criar mais logo a parábola:
- 2 diagonais e 2 linhas a eixo pelo centro.
- 1 círculo de raio 3, marcando na horizontal 2 pontos.
- 1 retângulo circunscrito no círculo, e marcamos também onde este intersectar com a
horizontal outros 2 pontos.



Logo, repetimos o mesmo processo para os pontos dos polos concentricos movendo-os para o foco (de cada lado).
SPLINE: unimos os pontos em que se intersectam as circunferências.



REGION: selecionamos meia curva da spline.



REVOLVE: 360 na secção antes criada e siplesmente copia-se para todos os lados (ou ROTATE).



... aula para ser continuada ...



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-Apontamentos da aula.
-Printsreens.

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