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Aula 2 - 28.02.2018

Sumário:
Utilização do AutoCAD para a iniciação da abordagem ao tema da tridimensionalidade.
No primeiro exercício fizemos um tabuleiro de xadrez, onde vimos questões da expressão gráfica do 3D (comando SHADEMODE).
No segundo exercício, de duas maneiras diferentes fizemos a cosntrução de um cubo e uma prirâmide triângular, "manuelamente".

-Template em .dwt para AutoCAD

▸Exerício 1: XADREZ

Primeiro precisamos mudar o modo de visualização do Model Space. VPORT, para alterar para 3D com
uma vista em 4 à equerda (four:left).



É preciso criar 2 layers com o nome de PRETAS e BRANCAS, e atribuir uma cor diferente a cada.
BOX: criamos uma caixa com os pontos box 0,0,0 (origem) e 1,1,1 (fim), originando assim um cubo.



COPY: copiamos a última coisa feita com L, confirmando do ponto 0,0 para 1,1.
MIRROR: selecionamos tudo, ALL, e fazemos uma simetria com os pontos de referência de 0,1 para 1,1.



CHPROP: selecionamos L (last) e mudamos a layer à qual os últimos 2 cubos devem pertencer.
Podemos completar o tabuleiro "manuelmente" copiando os 4 cubos feitos para criar uma fila e depois repetir essa fila.
Ou então usar ARRAYCLASSIC, e este comando acaba por faze-lo automaticamente.



Sendo este o resultado final:


-Comandos diretos no AutoCAD, para a construção do tabuleiro de xadrez.

▸Exerício 2: CUBO

Mantendo o VPORT com as mesmas 4 vistas, devemos representar 6 quadrados cuja disposição seja a de um cubo desmontado.
(tal como se fosse um recorte de papel.)
RECTANG: com ponto de origem no 0,0 e fim no ponto 1,1.
REGION: selecionamos o quadrado feito para lhe atribuir uma face e deixar se ser só uma linha perimetral.
COPY: de forma a fazer o cubo rebatido.



Devemos alterar o UCS (referencial), por isso com o comando UCS, escolhemos X, logo 90.
ROTATE: escolhemos o eixo de rotação para uma das faces do cubo, e fazemo-la rotar 90º,
e assim sucessivamente para as faces com o mesmo referencial.



Para outras direções, devemos repor o UCS para depois posicionar-lo onde for preciso com:
UCS > 3P (escolhendo os 3 pontos x, y, z)


Resta continuar a fechar o cubo com o mesmo método:


-Fixeiro .dwg do exercício.

▸Exerício 3: PIRÂMIDE TRIÂNGULAR

POLYGON: criamos um poligono com 3 lados, com EDGE de 0,0 para 1,0.
REGION: selecionamos o triângulo para criar a face.
MIRROR: pelas arestas para criar uma pirâmide rebatida.



Devemos alterar o UCS e criar uma vertical auxiliar na origem do referencial.



Uma vez criada a auxiliar, devemos criar circunferências que passam pelos midpoints dos lados dos triângulos.
Para cada circunferência temos de repor o UCS e reposicionarlo da maneira mais conviniente e lógica.
Onde as circunferências se cruzarem, vamos encontrar o ponto que corresponde ao vértice da pirâmide.
ALIGN: para cada lado do triângulo devemos alinhá-lo com o vértice.
Vai-nos pedir 3 pontos, os quais vamos identificar na ordem de "Plano de Origem" para "Plano de Destino".



-Ficheiro .dwg do exercício.

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-Apontamentos da aula.
-Printsreens.

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