Anterior
Aula 2 | 28.02.2018
Sumário:
Trabalho em AutoCAD:
Criação de um tabuleiro de xadrez em 3D
Construção de um cubo e de uma pirâmide, através da rotação das faces.
Tabuleiro de xadrez
Foi construido um cubo a partir do comando "BOX". Depois de aplicada uma mancha com o comando "SHADEMODE",
copiamos com "COPY",
repetindo o solido imediatamente ao lado.
Com o comando "MIRROR", espelhamos os cubos existentes com eixo no vertice central para que fosse criado
um conjunto de quatro cubos.
Com o comando "CHPROP", foi alterado a layer de dois dos cubos para outra, já criada, com cor diferente.
Finalmente com o comando "ARRAYCLASSIC", multiplicarmos o conjunto para formar um tabuleiro de xadrez.
Criação da totalidade do zadrez utilizando um comando criado no Notepad
Cubo
Começando pelo comando "POLYGON", "EDGE", 4, "0,0", "1,0", criamos a base, um quadrado.
Passamos as linhas a superfície aplicamos o comando "REGION" e copiamos o mesmo
até desenhar a planificação de um cubo.
Para transformar a planificação num volume tridimensional fomos alternando a UCS para que,
com o comando "ROTATE", conseguissemos rodar as faces do cubo, criando o sólido.
Pirâmide
Novamente para criar a base triângular do sólido utilizamos o comando "POLYGON" e o "REGION".
Comando "MIRROR" para desenhar a planificação da pirâmide.
Desenhamos, com o comando "LINE", uma linha auxíliar vertical, a partir do "midpoint" dos triângulos.
Mudamos novamente o UCS e, com o comando "CIRCLE", desenhamos mais duas circunferências auxíliar a partir do "midpoint"
até ao vértice exterior do triângulo. Encontramos assim o vértice da pirâmide.
Para finalizar, com o comando "ALLIGN", alinhamos as faces laterais para tocarem no vértice encontrado, formando uma pirâmide.
Anterior