João Couvreur de Oliveira

Aula 3 | 07.03.2018



Nesta aula começámos por desenhar um octaedro. Com isto, com o comando "POLYGON" criámos um quadrado indicando os pontos (0,0) e (1,1) e de seguida fizémos uma reta auxiliar perpendicular ao plano do quadrado utilizando uma "LINE" e dando o comando @0,0,1 de mandeira a que altere momentaneamente o eixo das coordenadas.


Alterámos o UCS baseado em 3 pontos (3P). Depois criámos duas circunferência com centro em (0,0) e (1,1), respetivamente. Na intersecção destas, temos o vértice da pirâmide triângular. Com o comando "POLYLINE" formamos assim um triângulo e com o comando "REGION" tornamo-lo uma superficie.


De seguida, e depois de repormos o UCS para "WORLD", com o comando "ERASE" selecionamos "ALL", "R" (de remove) e selecionamos o que queremos excluir com "L" de last. Depois, com o comando "ARRAYCLASSIC", copiamos em torno do vértice a superficie já criada. Posteriormente com o comando "MIRROR" espelhamos a pirâmide e obtemos assim o octaedro.


Com o comando "POLYGON" criámos um pentágono com 5 lados. Indicamos "EDGE" do ponto (0,0) e até (1,1). Com "REGION" tormanos o pentágono numa superficie. Com "MIRROR" espelhamos mais dois pentágonos. Criamos uma "LINE" auxiliar no plano horizontal prependicular a um dos lados do pentágono. Com isto, no final da line anteriormente definida, criamos uma outra "LINE" vertical auxiliar dando o comando @0,0,1. De seguida, reposicionamos o UCS com base nas linhas auxiliares e, de seguida, criámos uma circunferência com origem no ponto 0,0,0 do novo UCS até a um dos ponto do pentágono. Repetimos o mesmo processo para o outro pentágono. Com o comando "ALIGN" subimos os pentágonos e ficamos com 3 faces deste dodecaedro.


De seguida, apagamos um dos lados e executamos o comando "ARRAYCLASSIC" para copiarmos em torno da base. Uma vez feito, com o comando "COPY" copiamos para o lado a metade do sólido. Com "ALIGN" juntámos as duas metades num só.



Com o comando "POLYGON" criámos um pentágono idêntico ao que usámos anteriormente no início da construção. Novamente o comando "POLYGON" para criar um triângulo com o mesmo lado do pentágono. De seguida, com o comando "CIRCLE" fazemos uma circunferência que circunscreva o pentágono. No centro da circunferência fazemos uma linha perpendicular ao plano horizontal usando "@0,0,1", para onde depois mudaremos o UCS.


Depois de mudar o UCS para o centro, com o comando "CIRCLE" criamos uma circunferência auxiliar de forma a obtermos o vértice. Com o comando "3DFACE" escolhemos 3 pontos, 2 da base e o vértice. Depois fazemos "ERASE", de seguida indicamos que queremos remover ("REMOVE") a última entidade obtida ("LAST").


Com o comando "ARRAYCLASSIC", fazemos rodar ("polar") a face sobre o vértice. De seguida apagamos um dos lados e redefinimos o UCS como a base de uma nova pirâmide e repetimos o comando "ARRAYCLASSIC" e o mesmo procedimento até concluirmos o sólido.

Anterior