AULA 4, 14 de março 2018


CRIAR UM DADO

• Box > 0,0,0 > 10,10,10
• Xline na origem
• (Importante ter o OSNAP ligado!)
• SPHERE > (diâmetro) = 1
• UCSDETECT > por 0
• Mover a malha para a face de cima do cubo usando o comando MOVE
• A Malha não será mais precisa, portanto podemos apaga-la
• ARRAYCLASSIC > criar 2 linhas afastadas 5unidades e 3 colunas afastadas 2.5
• Utilizar o comando COPY + ALIGN para copiar as pintas conforme queremos e alinhar consoante as faces
• UNION > all > r (remove) > selecionar cubo (para selecionar todas as pintas)
• Se fizermos LIST podemos comprovar que temos apenas 2 unidades: todas as pintas + o cubo
• SUBTRACT > 1ª seleção os objetos que vão sofrer a subtração (cubo) > 2ª seleção são os objetos que vão ser removidos
• FILLET (comando para bolear as arestas do cubo) > selecionar aresta > 0.5 > c > selecionar todas as restantes arestas






CRIAR OUTRA FIGURA

• Cone > 0,0 (centro da base)> 5(raio) > 10 (altura)
• Cone > 0,0,20 > 5 > -10
• Criar 4 layers: circulo – cor 1; elipse – cor 2; parábola – cor 3 ; parábola – cor 4
• SECTION > selecionar cone de baixo > xy > 0,0,4
• UCS > x >30
• Repetir processo do comando SECTION
• OSNAP > selecionar quadrante
• SECTION > cone de baixo > xy > 0,0,-3






CUBO COM SECÇAO

• Box>0,0>10,10,10
• Section > escolher 2 pontos de uma aresta e outro de outra aresta contrária
• UCS > 3P > escolher 3 pontos da secção que fizemos
• PLAN > enter (faz com que trabalhemos em VG no plano XY)
• OSNAP > ligar midpoint e tirar quadrante
• LINE > desenhar 2 linhas + diagonais do retângulo
• CIRCLE > raio 3
• PT > selecionar 2 pontos de interseção
• DPT (comando para ver os pontos que escolhemos, caso contrário eles não serão vistos)
• OSNAP > ligar NODE
• SPLINE – através de alguns pontos faz uma parábola
• BOUNDARY
• REVOLVE > SELEÇAO > ENTER > EIXO DE ROTAÇAO > ENTER PARA ACEITAR OS 360 GRAUS
• MIRROR