Vamos desenhar uma parábola, curva quadrática que tem como referência da sua construção um eixo horizontal e uma vertical, uma diretriz que temos seus pontos equidistantes do foco.
Por fim com o desenho da parábola iremos gerar uma superfície 3D.

Francisco Patrão
Faculdade de Arquitetura - ULisboa
Aulas
Ficha de aluno
Exercicios de Trabalho
EXT6 -  Parábola
Entregas
1º  Vamos começar por criar duas linhas infinitas (horizontal e vertical) a passarem pelo centro do sistema.
Fazemos um circulo com cento no centro do sistema e raio 1.



2º A onde a circunferência interseta a linha horizontal do lado direito do sistema, marcamos um ponto com o comando point (po).

Com o comando ddptype (ptype), definimos de que madeira queremos que o nosso ponto apareça visível, tronando assim mais percetível a sua presença.



3º Apagamos a circunferência, e desenhamos 3 linhas auxiliares paralelas de 1.5, com o comando offset.



4º fazemos 3 circunferências auxiliares com centro no ponto que marcamos e os seus respetivos raios de 1,5 ; 3 e 4,5.

Com esta ordem a onde cada circunferência interseta as linhas paralelas, marcamos um ponto, sendo que a primeira circunferência só nos interessa marcar a interseção com a primeira linha e sucessivamente.

E porfiam apagamos as linhas auxiliares e as circunferências ficando com os pontos criados.   



5º Por fim o ultimo ponto fica no midpoint entre o centro dos eixos e o primeiro ponto que marcamos.



6º Criamos duas layers p1 verde e p2 amarelo.

Com a layer p2 criamos uma linha, unimos o primeiro ponto que criamos ao ponto mais alto e de seguida fizemos uma perpendicular com o eixo vertical.

Criamos uma circunferência a passar no ponto mais alto com raio aleatório, e cortamos o lado que não nos interessava com o comando trim (tr) enter enter e selecionamos o lado a cortar.



7º com o midpoint ligado no object snap, fazemos ima linha que vai do centro do ponto até ao ponto médio do arco.

Por fim perlongamos a linha criada até ao eixo horizontal, com o comando (extend) selecionando primeiro a fronteira que queremos que a linha vá, e de seguida a linha que queremos estender.



8º Por fim desenhamos a parábola com o comando spline (spl) selecionando method, cv, degree 2, e selecionamos o ponto mais alto, a interseção da linha obliqua com a linha horizontal e por fim o ponto mais baixo.

Se tudo estiver bem feito reparamos que a nossa linha passa em todos os pontos criado.


9º També podemos desenhar a parábola manualmente, desta vez utilizando o comando spline, method, e fit, selecionando manualmente todos os pontos criados.



Vamos agora criar uma forma 3D a partir da nossa parábola.

1º cortamos as linhas que não nos interessam (como na imagem) e mudamos a vista para uma perspetiva isométrica.



2º Com o comando (revsurf) selecionamos a linha da parábola e a linha do eixo vertical e geramos uma figura 3D.

Mudamos também o visualstyles para o x-ray


3º Para criarmos uma superfície mais curva, temos que fazer um comando (suftab1) e (surftab2), selecionando assim o numero de linhas que queremos que a superfície seja composta, neste caso em ambos escolhemos 25 linhas, um numero generoso impedindo assim que os computadores não fiquem lentos.

Posto isto voltamos atrás e fazemos o comando surftab, só depois é que voltamos a criar a superfície e desta vez muito mais curvilínea.