Francisco Patrão
Faculdade de Arquitetura - ULisboa
Aulas
Ficha de aluno
Exercicios de Trabalho
EXT3 - Pormenor Construtivo
Vamos dar inicio ao execicio de trabalho 3, este exercício vai contar para a nota final da cadeira de sistemas e vai ocupar grande parte do semestre.

Consiste em copiar um pormenor de construção, utilizando todos os conhecimentos aprendidos ao longo das aulas.
Para começar o professor deu nos uma orientação de como colocarmos uma imagem no CAD e de como a podemos escalar de forma a corresponder com as dimensões do desenho que iremos fazer ao seu lado numa folha A4.
1º  Começamos por abrir uma imagem no cad, usamos o comando attach, selecionamos o ficheiro da imagem, selecionando.

2º  De seguida vamos criar dias linhas auxiliares infinitas, que marquem os extremos de uma cota.

Como todo o desenho está desenhado e cotado a uma escala desconhecida, ( pés e polegadas) iremos usar um marco macro que permite converter pés e polegadas para metros, criado pelo professor Luís Romão.

Vamos ao link do site do professor Luís Romão  http://home.fa.utl.pt/~lromao/2014_15/cv_fraction.lsp e copiamos o código para dentro da barra de comandos.

Desta forma podemos aplicar o comando [( cv α β
µ ) ], o α representa a medida em pés, o β a medida em polegadas, o o numerador e o µ o denominador.

Por exemplo no meu caso, em que tinha uma altura de 10’-10’’ (10 pés - 10 polegadas), aplicamos o comando ( cv 10 10 0 0 ) enter, e automaticamente aparece escrito na nossa barra de comando a medida em metros neste caso 3.302m.



3º  Agora que já sabemos a medida em metros desenhamos uma linha com essa altura, e reparamos que as escalas do desenho não correspondem às escalas da imagem.

Aplicamos o comando scale, para escalar as linhas e dessa forma fazer com que o tamanho da imagem corresponda á linha desenhada.

Para isso fazemos o comando (scale), selecionamos a imagem e as linhas auxiliares, escolhemos um ponto, neste caso uma das nossas bases, selecionamos (r) de referencia e selecionamos o primeior ponto da nossa referencia (o mesmo ponto de base) e o segundo ponto a outra extremidade.

Por fim com o comando de conversão de medidas aplicamos a nossa medida e ele automaticamente converte para o sistema internacional.

4º  Por fim para sabermos a que escala estamos a trabalhar convertemos as medidas da escala do sistema inglês para o sistema internacional, e com esses valores basta-nos dividir um pelo outro.
Por exemplo quando temos a escala 3/8’ = 1’- 0’’.

    1º convertemos as medidas 3/8’’, e ‘-0’’
      (cv 0 0 3 8 ) =  0.009525
      (cv 1 0 0 0 ) =  0.3048

    2º  Agora dividimos o valor 0.3048 por 0.009525 utilizando o comando ( / 0.3048  0.0095 )

    3º  O resultado foi 32.0 ou seja estamos perante uma escala 1/32.

Nota: podemos e devemos arredondar a escala a uma escala conhecida por exemplo 1/30.


Para concluir, copiamos a nossa imagem e escalamo-la de forma a que os desenhos (no meu caso escala 1/12) fiquem com as suas dimensões reais. 

Entregas



Vamos agora preparar a nossa folha de layout.

1º  Queremos uma folha com as dimensões de um A4 ao alto, sem margens de impressão, e também não esquecendo de alterar a escala da plot de 1000 mm  = 1 unidade.

2º vamos criar viewports diferentes correspondentes às escalas das folhas diferentes.

Por exemplo, neste caso como temos dois tipos de escala diferentes ( escala 1:30 e escala 1:12 ), iremos criar duas viewports. Isto serve para pudermos atribuir escalas diferentes a cada folha de forma a que ambas fiquem com a escala correta visto que foram arredondadas.

3º  Por fim com os stretch points das viewports, vamos ajustar e esconder aquilo que não queremos que apareça. Importante não esquecer que a layer das viewports tem que ter a impressão desligada, impedindo assim o seu aparecimento.