Francisco Patrão
Faculdade de Arquitetura - ULisboa
Aulas
Ficha de aluno
Exercicios de Trabalho
EXT2 - Figuras geométricas
Para a composição das 6 figuras geométricas, quadrado; triangulo; circunferência; pentágono; retângulo r2 e retângulo aureo, iremos utilizar o programa Auto CAD.


1º  Começamos por definir os nossos layers, com os nomes das diferentes figuras e as suas cores correspondentes, com o comando layer (la). Utiliza-se os layers para distinguir diferentes tipos de linhas e diferentes tipos de objetos.


2º  construi-se um quadrado com o comando line (L), e definimos as suas coordenadas (0,0); (1,0); (1,1); (0,1).




3º  Para construir o triângulo utilizamos o comando line (L), e damos as coordenadas da sua base, (0,0); (1,0), de seguida para darmos um angulo e ao mesmo tempo a distância igual ao lado da base na barra de comandos escrevemos ( @ 1 < 120 ).
Por último selecionamos a tecla (c) de close, para terminarmos o triângulo.



4º  para construir uma circunferência, fazemos o comando circle (c), selecionamos as coordenadas do centro da circunferência (0,0) e de seguida o valor do seu raio, neste caso (1.5).



5º  O pentágono
constrói-se utilizando o comando polygon (pol), seleciona-se o numero de lados, no caso de um pentágono 5 lados, e seleciona-se a tecla (e) de edge, para pudermos dar as coordenadas da sua base (0,0); (1,0).



6º  Por fim para fazermos um retângulo com o lado igual a diagonal do quadrado, foi necessário construir uma circunferência auxiliar, e por esse motivo resolvi criar um novo layer chamado AUX, que vai ser utilizado para todas as linhas de auxilio e construção. Começamos por construir uma circunferência de origem na cordenada (0,0) e com o raio igual há diagonal do quadrado.



Desta vez iremos utilizar um comando novo pline (pl), utilizado para fazer poly linhas, damos as coordenadas do primeiro ponto (0,0).
Utilizando o comando (osnap) ligamos o quandrant para nos dar os quadrantes da nossa circunferência auxiliar, basta aproximar o cursor do rato de um desses e selecionar.
De seguida queremos que o lado do retângulo tenha a mesma medida do o lado do quadrado, então para garantirmos que fique rigoroso e seja rápido, escrevemos na barra de comandos (perp), para criarmos um ponto perpendicular há reta desejada, neste caso o topo do quadrado, e mais uma vez pasta aproximar o cursor do rato.


Para concluir basta selecionar com o cursor do rato o vértice do quadrado, e carregar na tecla (c) para fechar a poly linha e concluir o retângulo.
No final basta apagar a linha auxiliar, ou então definir para nunca ser impressa e ou vista na folha de layout. 


Entregas