Francisco Patrão
Faculdade de Arquitetura - ULisboa
Aulas
Ficha de aluno
Exercicios de Trabalho
EXT2.2 - Figuras geométricas
No seguimento do ext2, vamos agora aprender a expor e cotar os desenhos numa folha de layout.

Para começar vamos copiar a viewport 6 vexes (uma para cada figura), e vamos definir que em cada uma das viewports só se vê uma figura.


1º  Começamos por fazer o comando copy (co), selecionamos a viewport, escolhemos um ponto e copiamos 6 vezes.



2º  Vamos agora entrar dentro de uma das viewports utilizando o comando model space (ms) ou então dois cliques dentro da viewport.
Abrimos a barra dos layers e desligamos todas as figuras menos o quadrado, desta forma todas as outras não serão visualizadas.
Fazemos esse passo para todas as viewports em que cada uma corresponde a uma figura diferente.



3º   Vamos agora organizar todas a figuras de modo a que caibam na folha continuando sempre com a escala 1:10.
Como algumas das figuras são maiores do que as suas viewports iremos ter que aumentar o tamanho das viewports de modo a que apareçam completas, basta esticar os seus stretch points, também podemos utilizar o comando pam (p), para ajustarmos o desenho à viewport.



Esta foi a solução que eu escolhi para organizar todas a figuras numa folha.



4º  Para evitar que na nossa folha de impressão se veja o layer de janela ( viewports ), vamos ao layer properties manager (la) e no layer de janela, no separador plot, clicamos em cima do símbolo da impressora para proibir a sua impressão, fazendo assim que qualquer layer que tenha esta regra nunca seja impresso.

 


5º  Vamos agora criar legendas e cotas para as figuras, para isso vamos começar por criar dois novos layers, o de Cotas, cor 5 e o de Legenda cor 3.
Para adicionarmos um texto fazemos o comando text (dt), selecionamos um ponto, ponto este que vai marcar o inicio do texto, e por fim selecionamos um angulo de rotação neste caso 0, (horizontal).
Podemos então escrever o nome da primeira figura. Por fim basta selecionar a legenda e copia-la para as outras figuras. Para editarmos o seu texto, basta clicar duas vezes em cima do mesmo e podemos rescrever o seu nome respetivo.



6º  Para modificarmos o estilo do texto, utilizamos o comando style (st), a onde neste caso alteramos a fonte da letra para o garamond.

 


7º  Para desenharmos cotas utilizamos o comando (dim), este comando vai desnehar uma linha de cota personalizada que tira as medidas dos desenhos.

Dependendo das escalas do desenho e do tamanho da folha de layout as cotas têm que ser configuradas para não nos aparecerem com dimensões inapropriadas. 



8º  Para editarmos as cotas, utilizamos o comando dimstyle (dimsty).
Dentro do dimstyle vamos modificar o estilo de cotas pré feito.

1º. No separador (Symbols and arrows), alteramos o “arrowheads” para architecture tick no first e no second.
2º. No separador (Fit), alteramos o “use overall scale” para 0.005.
3º. No separador (Primary units), alteramos o precision para três casas decimais (0.000).



9º  Por fim, experimentamos fazer mais cotas diferentes incluindo cotas do raio e de ângulos, para medir ângulos, dentro do comando dim basta selecionarmos (a) de angle e escolher as duas linhas que se intersetam num determinado angulo.

Entregas