Francisco Patrão
Faculdade de Arquitetura - ULisboa
Aulas
Ficha de aluno
Exercicios de Trabalho
EXT2.1 - Figuras geométricas
No seguimento do EXT2, só nos falta desenhar uma ultima figura geométrica, o retângulo aureo.
1º  Este segue o mesmo principio de construção que o retângulo r2, com a diferença que desta vez, o centro da circunferência auxiliar coincide como mid point do lado da base do quadrado, e o seu raio vai até ao vértice superior direito do quadrado.



Vamos agora centrar todas a figuras desenhadas com centro no quadrado, utilizando sempre o comando move (m).
2º  Com o comando move selecionamos a circunferência, damos o ponto que queremos mover, neste caso o seu centro e por fim na barra de comando indicamos os pontos que definem o vetor de comprimento e angulo, (0.5,0.5).



3º  No caso dos retângulos, iremos desenhar uma linha auxiliar na sua diagonal obtendo assim o seu mid point e utiliza-lo como centro da figura.


4º  Para centrarmos o retângulo r2 basta nos aproveitar a diagonal utilizada no retângulo áureo fazendo um Strecht do seu end point.     



5º  No caso do pentágono, vamos criar uma circunferência que o circunscreve o pentágono.
Usamos o comando circle (c), selecionamos (3p) três pontos, e selecionamos 3 vértices do pentágono. Obtendo assim o seu centro.  



6º  Para centrarmos o triangulo seguimos o mesmo método utilizado no pentágono.
Neste caso quando formos a selecionar as três linhas qua compõem o triangulo, temos que antes bloquear a layer do quadrado. Visto que as duas são coincidentes e o triangulo foi construído por linhas e não poly linhas. Por fim para garantirmos que só selecionamos a essa linha e não outras que se cruzem fazemos uma window selection.



NOTA: Existem dois tipos de seleção de janelas.
A window selection (azul) indicando dois pontos de uma diagonal da esquerda para a direita com o botão do lado esquerdo do rato, e a crossing window (verde) indicando dois pontos da diagonal da direita para a esquerda.
Quando fazemos uma crossing window, qualquer objeto que toque na janela será selecionado. Enquanto que quando fazemos uma window selection os objetos têm que ser completamente cercados para serem selecionados.



Agora que já movemos todas as figuras para o centro vamos aprender a definir a nossa folha de layout.
1º  vamos definir a nossa janela de layout no Page Setup Manager, basta escrever na barra de comandos page setup.
No page setup selecionamos o modify, para modificarmos o esquema da página.
Dentro do page setup, vamos selecionar a impressora neste caso (DWG To PDF. Pc3) criando sempre um pdf da nossa folha de impressão.
Alteramos também o tamanho da folha para ( ISSO A3 (420.00x297.00 MM) ), e ainda alteramos o plot scale para custom 1000 mm = 1 unit.



2º  Selecionamos properties, em frente do nome da impressora, e selecionamos ( Modify Standard Paper Sizes (Printable Area) ), selecionamos exatamente o mesmo tamanho de página que escolhemos para o layout




3º  dentro do modify, vamos por o tamanho das margens todos a 0, selecionamos seguinte e concluímos.



Por fim basta fazer ok e fecharmos o page set um manager, deveremos ficar com uma página em branco.



Vamos agora desenhar os limites da folha, uma esquadria e criar uma viewport.

4º Começamos por criar dois novos layers, o layer janela cor 6, e o layer esquadria cor 32.

Para criarmos uma esquadria à volta da folha iremos utilizar o comando xline (xl) para fazer uma linha horizontal e vertical a passarem na origem do sistema (0,0).



5º  Fazemos um offset (o) da linha vertical com as dimensões do comprimento da folha A3, neste caso como mudamos de escala do desenho as dimensões da folha deveram ser (0.420) devido a agora estarmos a trabalhar em metros. E para a reta horizontal fazemos um offset (o), de (0.297).



6º  Fazemos o comando boundary (bo), e selecionamos a parte de dentro da folha, este comando vai criar uma poly linha com base nos limites dados pelas linha auxiliares.



7º  Por fim para apagarmos as linhas auxiliares de forma rápida fazemos o comando erase (e) selecionamos (all), selecionamos (r) para remover do comando e (L) de last, ou seja vamos dizer que não queremos que se apague a poly linha o ultimo objeto que desenhamos.

  


8º  Agora que temos as dimensões de uma folha A3 desenhada fazemos um offset de 5 milímetros ou seja (0.005) para dentro da folha criando assim a nossa esquadria. E mudamos a poly linha para a nossa layer de esquadria.



9º  Vamos agora alterar a espessura da nossa esquadria utilizando o comando de edição de linhas, pedit (pe) selecionamos a linha que queremos editar, selecionamos width (w) e damos a espessura que queremos neste caso 0.002.



10º  Por fim vamos fazer uma viewport com o comando mview (mv) de make view, e abrimos uma janela selecionado dois pontos da sua diagonal.



11º  Para mudarmos de escala no desenho primeiro temos que entrar dentro da viewport com o comando mspace (ms) para entrarmos dentro da model space, e pspace (ps) para voltar para o paper space. Dentro da viewport fazemos o comando zoom (z) para escolhermos a escala que queremos, bastando escrever 1/10xp.



12º  E finalmente basta-nos ajustar o tamanho da viewport de forma a que o desenho apareça completo na escala pretendida, seleciona-se um dos seus stretch point e manualmente aumentamos.  

Entregas