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Cubo
Vamos agora abrir um novo ficheiro CAD também com as 4 viewports do ficheiro anterior.
NOTA: uma vez que iremos trabalhar a modelação e nos é útil um ficheiro CAD com as 4 viewports podemos criar um template, facilitando assim os futuros projetos.

Para começar fazemos o comando (rectang) e damos as cordenadas (0,0) (1,1).



Alteramos o nosso shade mode para o modo shade e podemos faze-lo rapidamente escrevendo na barra de comandos (shade).
Uma vez que estamos a desenhar com linhas não iremos ver grande alteração no desenho. Para isso é preciso convertermos o desenho de linhas numa região, com o comando (region).
Assim passamos a ver o nosso quadrado como um plano.



De seguida copiamos o quadrado de forma a desenharmos a planificação de um cubo.



Por fim com o comando rotate “dobramos” as diferentes arestas da planificação até formarmos um cubo.
Como o comando rotate só roda no pano X, Y vamos precisar de rodar o sistema de eixos.
Utilizamos o comando (ucs) para rodarmos os eixos, tanto podemos faze-lo manualmente com 3 pontos de um plano ou podemos rodar sobre determinado eixo.
Neste caso vamos selecionar o eixo Y e rodar 90º, desta forma podemos usar o nosso eixo Z como charneira de rebatimento e com o comando rotate rebater o plano 90º.
Seguindo esta metodologia de pensamento completamos o sólido geométrico.
Finalmente para repormos o sistema de eixos original basta fazer o comando (ucs) e selecionar (enter) (enter).