João Miranda



Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura


Aula 9


Esta aula foi dado integralmente no Windows. Devido à incompatibilidade do programa utilizado (3DS Max) com o IOS foi impossivel fazer printscreen ao processo.

O exercício consistia na criação de uma parede com uma porta a abrir. Começamos por criar uma BOX dando os valores da expessura e altura correspondentes ao de uma parede exterior dita "normal". De seguida criamos outra BOX correspondente ao tamanho de uma porta, mas mais grossa, e fizemos subtract de modo a ficar apenas o buraco da porta. Criamos outra BOX para fazer a porta e com o MOVE posicionamo-la no lugar correcto.

Para fazer o puxador fomos a CREATE, SHAPES, SPLINES, CIRCLE. Depois a partir do circulo fomos a SHAPES, SPLINES, LINE para criar a forma do puxador. Depois através do COMPOUND OBJECTS, GET SHAPES criamos o volume do mesmo. Depois fomos a MODIFY, LOFT, DEFORMATIONS, SCALE. No gráfico SCALE DEFORMATIONS por foi possivel criarmos a forma pretendida para o puxador e com o BEZIER SMOOTH selecionado a variação entre os pontos fica curva. Depois fizemos MIRROR com eixo do Y para o copiar para o outro lado.

Fomos à internet buscar o som de uma porta a abrir e importamos para o 3DS através do GRAPH EDITORS, TRACK VIEW - DOPE SHEET.
Para fazer a aporta a abrir fomos a GRAPH EDITORS, TRACK VIEW - CURVE EDITOR e sincronizamos a abertura da porta com o som importado da porta a ranger.

João Miguel Miranda
20151150
MiArq 3A

Voltar