João Miranda



Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura


Aula 4
Na primeira parte da aula foi-nos proposto o desenho de um dado. Começamos por usar o comando BOX para desenhar um cubo e seguidamente o comando XLINE para criar uma grelha para depois inserirmos os pontos. Com o comando SPHERE desenhamos uma esfera numa das faces do cubo. Como se sabe, a soma dos lados opostos de um dado tem de ser igual a 7, portanto com o comando MOVE movemos a grelha para a face oposta do cubo e copiamos a primeira esfera para um canto da grelha. De seguida, com o comando ARRAYCLASSIC copiamos e disposemos todas as 5 esferas restantes dessa face do dado. O resto das faces foram feitas todas com o mesmo método: copiar o número de esferas pretendido (na posição pretendida) e com o comando ALIGN mover as ditas esferas para a face desejada. Com o dado quase pronto, usamos o comando SUBTRACT para subtrair a forma de "meia-esfera" à superfície do dado. Por fim usamos o comando FILLET para arredondar as arestas do cubo.



Na segunda parte da aula começamos por desenhar dois cones com o comando CONE, um inverso do outro. De seguida com o comando SECTION foi nos possivel escolher uma certa cota para fazer uma secção, ficando assim com umaa circunferencia. Ao alterar o UCS e com o mesmo comando SECTION continuamos a fazer secções até termos uma elipse, uma parábola e uma hiperbole.



Por ultimo, tivemos de desnehar um Cubo Hiperbólico. Começamos com o comando BOX para desenhar um cubo e de seguida com o comando SECTION fizemos uma secção pela diagonal desse cubo. Depois alteramos o UCS de modo a que essa secção passa-se a ser o nosso plano "XY". De seguida desenhamos uma elipse nesse plano da secção do cubo. Voltamos ao UCS inicial e com o comando REVOLVE fazemos as "bolachas". De seguida com o comando MIRROR espelhamos o ultimo elemento feito para todas as faces.



João Miguel Miranda
20151150
MiArq 3A

Voltar