João Miranda



Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura


Aula 3
Nesta aula começamos por falar dos sólidos platónicos pelo que escolhemos tres para representar tridimensionalmente no AutoCAD.

Escolhemos o octaedro para começar pelo seu grau fácil de dificildade. Assim começamos por construir uma piramide quadrangular. Desenhamos um quadrado e de seguida duas circunferencias, cada uma num UCS diferente, de maneira a criar umaa interseção e assim achamos o primeiro vértice. Desenhamos, então, um triangulo com uma Polyline e depois utilizamos o comando REGION para transformar os ditos numa região. Depois com o comando MIRROR espelhamos as figuras e criamos, assim, uma piramide. Desde modo fizemos também MIRROR do sólido inteiro e assim foi criado o octaedro.



Para fazer o dodecaedro começamos por fazer o comando POLYGON para uma figura com 5 lados. Com o comando COPY e ALIGN copiamos e alinhamos os pentágonos. Depois usamos o mesmo metodo de desenho que usamos para descobrir os vétices do octaedro, no entanto desta vez a charneira seria os lados do pentágono. Usamos o comando ARRAYCLASSIC para multiplicar om lado pentagonal a volta do pentágono base. Depois copiamos tudo para o lado e com o comando ALIGN alinhamos os vértices concordantes de modo a juntar as duas peças e assim criar um sólido.



Com o comando POLYGON fazemos um pentágono e um triangulo com uma das bases coincidentes. De seguida, com o comando UCS usamos diferentes planos "XY" para as linhas auxiliares de modo a descobrir o vertice. Com o comando ALIGN puxamos o ponto do vertice do trangulo para o vertice descoberto com as linhas auxiliares. Fizemos REGION para tornar essa face uma superficie. Depois desenhamos tambem um triangulo com o comando 3DFACE. Para fazer o resto apagamos um dos triangulos e usamos o comando ARRAYCLASSIC para multiplicarmos o pretendido à volta de um ponto, neste caso do vertice. Depois mudamos o UCS para fazermos este comando e consequentemente o comando ARRAYCLASSIC até temos o solido desenhado.



João Miguel Miranda
20151150
MiArq 3A

Voltar