João Miranda



Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura


Aula 2

Nesta aula começamos por rever as páginas html para ter a certeza que todos os sites funcionavam. De seguida, abrimos o AutoCAD e com o comando VPort foi possivel dividir o ecrã em 4 janelas diferentes, cada uma com uma vista diferente.



Assim, criámos duas layers, uma para as casas vermelhas e outra para as casas amarelas, com a finalidade de fazer um tabuleiro de xadrez. De seguida, com o comando BOX, criamos um cubo que copiamos para a sua diagonal (como mostra a imagem).


Seguidamente, com o comando MIRROR fizemos espelho desses dois cubos e mudamos os mesmo para a outra layer, assim foi possivel os cubos terem outra cor.


Com o comando ARRAYCLASSIC copiamos a amostra do tabuleiro 6 vezes para criar todas as casas.


De seguida fizemos o mesmo tabuleiro mas em forma de codigo para colarmos diretamente na linha de comando e o tabuleiro ser desenhado automaticamente.









De seguida desenhamos um quadrado e com o comando REGION criamos nele uma regiĆ£o.


Com o comando COPY copiamos os quadrados de modo a formar, futuramente um cubo.


Depois com o comando UCS alteramos o sistemas de coordenadas, o plano "XY"
Com o comando ROTATE rodamos as várias faces do cubo para finalizar o sólido.


De seguida desenhamos um triângulo com o comando POLYGON. Com o comando MIRROR espelhamos o triângulo para os três lados.


Ao mudar o UCS, como fizemos antes para o cubo, e de seguida criar umas linhas auxiliares, conseguimos achar o vértice da pirâmide.
Com o comando ALIGN puxamos o vértice de cada triângulo até ao vértice anteriormente achado.




João Miguel Miranda
20151150
MiArq 3A

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