AULA 7 _ 9 NOVEMBRO 2017 _ SÓLIDOS PLATÓNICOS


_ TETRAEDRO – continuação – region – selecionar o triangulo – enter

_ copiar o triangulo 3 vezes e colar às arestas do primeiro.

_ alterar o ucs 3p - um ponto médio do primeiro triangulo, outro ponto no vértice perpendicular ao ponto anterior e o terceiro ponto 0,0,100 – fazer um círculo no primeiro ponto de alteração do ucs com raio = à altura do triangulo – ucs normal

_ repetir para os três triângulos de fora.

_ com o comando align – rodar os triângulos exteriores de modo a que o vértice coincida com o ponto de intersecção dos círculos ou com array classic e escolhendo o vértice do triângulo posteriormente rodado, completar o sólido


_ OCTAEDRO – polygon – 4 – edge 0,0 e 1,0 - ucs – 3p – pontos de vértices opostos e 3º 0,0,200

_ circle com raio num dos pontos do quadrado escolhidos no passo anterior e com 1 de raio. Repetir o processo para o outro ponto – ucs normal

_ 3d face – ponto de uma das arestas do quadrado mais o ponto de intersecção dos círculos

_array classic – polar - selecionar a face lateral – selecionar o vértice superior da face lateral – enter

_ ucs – alterar – mirrow das faces laterais de cima – enter


_ DODECAEDRO - polygon – 5 – edge – 0,0 enter 1,0 – region – last – enter

_ copiar duas vezes o polígono - line - per (para dentro do polígono) - no vértice lateral - emter - ucs ponto 1 no início da linha, ponto 2 no fim da linha e ponto 3 @0,0,10 – circle – centro no fim da linha – raio do fim da linha – repetir o processo mais uma vez para o polígono ao lado

_ criar uma entidade auxiliar – cículo – 3p – escolher 3 pontos do pentágono – OSNAP - center

_align para a interseção dos círculos – arrayclassic – polar – selecionar o polígono – selecionar o centro da entidade auxiliar – 5 itens – enter

_ copiar tudo - rodar – align e escolher os pontos para que as formas encaixem


_ ICOSAEDRO – polygon – 5 – edge 0,0 – 1,0

_ polygon 3 – edge – escolher um lado do pentágono – repetir o triângulo para o lado seguinte

_ ucs – 30,0,100 – círculo com cento no ponto médio do triângulo e raio no vértice – repetir para o outro triângulo

_ ucs – 3p – levantar o triângulo até à interceção dos círculos – poligon – region – last

_array classic – 5 – triângulo - no vértice

_ repetir o processo até fechar o iscosaedro por completo recorrendo ao ucs e arrayclassic