AULA 3 _ 28 SETEMBRO 2017 _ RHINO


_ A aula foi dada pelo professor Pedro Januário e foi utilizado o programa Rhino.

_ Começou-se por dar algumas noções e explicações [com recurso a experimentação real aquando da explicação das várias coisa] sobre os comandos e forma de funcionamento do programa. Falou-se de: tipos de visualização, configurações básicas, tipos de objectos - curva, mesh, surface -, criação de sólidos - extrude e apagar linhas repetidas -, mudança de layers, trim de um objecto, comando join, obtenção de desenho técnico, mover objetos - control points -, comando loft, entre outros.


_ CONTRUÇÃO DE UMA OSTRA

- Grid snap – on

- Fazer a seguinte contrução:



- Desenhar uma elipse com os pontos O, C e A

- Fazer trim da parte de fora da elipse que fica por cima do rectângulo

- Fazer uma nova elipse com os pontos E, B e P e fazer trim da parte de baixo

- join das duas partes da elipse

- mirrow para completar tudo

- fazer um círculo em C com r=1

- curve – spiral – selecionar – around curve – selecionar a curva num ponto perto de C – selecionar o ponto do círculo em C – selecionar o ponto final E

- linha de E para D e juntar à espiral

- fazer uma linha de F para D e juntar à espiral

- nova layer – layer 3 – desenhar uma linha do ponto perpendicular a C que faz parte da circunferência em C com 1 de raios para D

- círculo em D com 0,1 – extend line de D para o círculo – 1º seleciona-se o limite

- curve line – vertical to CPlane – seleciona-se p ponto de interseção da linha a que se fez extend no ponto anterior com o círculo em D – escreve-se 10 – enter - (zoom out) – pôr o cursor em cima e clicar p1 (bloquear)

- criar linha ‘a’ e linha ‘b’ [a – de c até ao topo da linha vertical feita no círculo em D e linha b – mid point entre C e O e o ponto da interseção da linha vertical com a linha a]


- conic curve - curve conic e selecionar os seguintes pontos pela ordem apresentada : 1º - ponto da estrutura mais perto de C, 2º - ponto de interseção da linha vertical com o plano onde está a estrutura, 3º - ponto de interseção das linhas a e b , 4º - ponto médio da linha b.


- apagar a estrutura

- círculo vertical – 2 pontos

- split – selecionar o círculo – enter – selecionar a linha – enter

- surface – sweep 2 rails – seleciona-se aparece a janela e enter. Repetir o processo mais 3 vezes selecionando linhas diferentes


Abrir a ostra – voltar a ligar os rectângulos, selecionar as superfícies de cima – enter – selecionar os pontos do rectângulo – os de fora entre BE e AF – selecionar um ponto em frente a C – selecionar o círculo e mover para alterar a abertura


Desenhar uma esfera no interior e alterar as cores para as pretendidas.