Exercício 3

Começamos com o comando Units. Em length escolher o sistema Decimal com precisão de 3 casas decimais.
Em insertion scale, escolher a unidade de medida “Unitless” (sem unidade de medida).

































Depois, inserir a imagem escolhida previamente do livro de pormenores utilizando o comando IMAGEATTACH





















Escolher a imagem.
Em Intersection point desseleccionar a opção “Specify on-screen”. Desde modo a imagem vai começar nas coordenadas 0, 0, 0. Em Scale desseleccionar também a opção “Specify on-screen”.
Para converter facilmente  o sistema imperial para o sistema internacional, copiar o comando CV do site do Professor Luís Romão, ou copia-lo diretamente das seguintes linhas:
(defun cv (pe pl numerador denominador)
(if (= numerador 0)
(+ (* pe 0.3048) (* pl 0.0254))
(+ (* pe 0.3048) (* (+ pl (/ (float numerador) denominador)) 0.0254))
))

E cola-lo no autocad.
Criar uma layer auxiliar. Nessa layer auxiliar criar XLINE’s auxiliares em pontos estratégicos. Neste caso escolhi uma cota de 2 pés e 9 polegadas.
Fazer um SCALE. Na opção de “Reference” em vez de atribuir um valor na escala métrica, utilizar o conversor para converter para a dita escala. Para isso utilizar o comando CV.
Ex: (cv 2 9 0 0) - 2’9’’
Após a primeira página estar bem feita, repetir o mesmo processo com as diferentes escalas que a mesma página tem.
No PAGESETUP criar uma página A4 sem margens. Como primeira parte do exercício é suposto colocar-se novamente os desenhos técnicos, mas desta vez na escala internacional.
Para saber a escala a que se encontra o desenho, pegando no primeiro exemplo (2’9’’ = 1’0’’), dividir 1’0’’ por 2’9’’ utilizando o comando de divisão:
EX: ( / (cv 1 0 0 0) (cv 2 9 0 0) )
Após saber a escala de todos os desenhos, coloca-los novamente na página mas desta vez numa escala exata. Por exemplo, em vez de 1/27, colocar 1:30, e escalas que façam mais sentido. Organizar a página.
Fim