Faculdade de Arquitectura _ 2017/18
Aula_7
09/11/17
Sumário
Construção dos sólidos platónicos (cubo, teaedro e octaedro)
CONSTRUÇÃO DO CUBO
1. Rectangle - (0,0) (1,1)
2.Region - selecionar o quadrado
copiar a face para criar as outras faces do cubo
3. ucs - x - 90
4. Rotate - selecionar as duas faces da ponta, o ponto pertencente ao eixo e rodar 90 graus.
Selecionar a face oposta e rodar 90 graus.
5. Repor o ucs
6. Ucs - y- 90
7. Rotate - uma das pontas, um ponto da base - 90 graus.
8. Criar layers
Cubo
Dodecaedro
Icosaedro
Octaedro
Tetaedro
9. Repor o ucs
CONSTRUÇÃO DO TETAEDRO
1. Polygon - 3 lados - edge - selecionar 2 pontos da base
2. Region - selecionar a figura (deselecionar primeiro o cubo)
3. Copiar o triangulo mais 2 vezes e usar comando Align para rodar o triangulo para as arestas pretendidas.
4. Ucs - 3p
Primeiro ponto: midpoint do triangulo do meio
Segundo ponto: vértice da ponta de baixo
Terceiro ponto: @ 0,0,100
5. Circle - midpoint - raio do tamanho do triangulo
6. Ucs - 3p
Primeiro ponto: midpoint
Segundo ponto: triangulo da esquerda
Terceiro ponto: @0,0,100
7. Circle - midpoint e depois ponta da esquerda.
8. Repor o ucs
9. Align - para rodar uma das faces que está no chão para a intersecção dos circulos.
10. Array Classic - Polar Array - Selecionar a face que subimos.
11: Center Point - selecionar o ponto da intersecção.
Total number of items: 3
Angle to fill: 360
CONSTRUÇÃO DO OCTAEDRO
1. Polygon - 4 lados - edge
Primeiro ponto : 0,0
Segundo ponto: 1,0
2. ucs - 3p
Primeiro ponto: um vértice
Segundo ponto: vértice oposto (diagonal)
Terceiro ponto: @ 0,0,200
3. Desenhar duas circunferencias de raio 1 em dois vértices opostos
4. Repor o ucs
5. 3dface
6. Array Classic - Polar array
Number of items: 4
Center point: vértice
7. ucs - x- 90
8. Mirror - copiar para baixo para criar o octaedro