Faculdade de Arquitectura _ 2017/18



Aula_7




09/11/17

Sumário

Construção dos sólidos platónicos (cubo, teaedro e octaedro)


CONSTRUÇÃO DO CUBO

1. Rectangle - (0,0) (1,1)

2.Region - selecionar o quadrado
copiar a face para criar as outras faces do cubo

3. ucs - x - 90

4. Rotate - selecionar as duas faces da ponta, o ponto pertencente ao eixo e rodar 90 graus.
Selecionar a face oposta e rodar 90 graus.

5. Repor o ucs

6. Ucs - y- 90

7. Rotate - uma das pontas, um ponto da base - 90 graus.


8. Criar layers

Cubo
Dodecaedro
Icosaedro
Octaedro
Tetaedro

9. Repor o ucs

CONSTRUÇÃO DO TETAEDRO

1. Polygon - 3 lados - edge - selecionar 2 pontos da base

2. Region - selecionar a figura (deselecionar primeiro o cubo)

3. Copiar o triangulo mais 2 vezes e usar comando Align para rodar o triangulo para as arestas pretendidas.

4. Ucs - 3p
Primeiro ponto: midpoint do triangulo do meio
Segundo ponto: vértice da ponta de baixo
Terceiro ponto: @ 0,0,100

5. Circle - midpoint - raio do tamanho do triangulo

6. Ucs - 3p
Primeiro ponto: midpoint
Segundo ponto: triangulo da esquerda
Terceiro ponto: @0,0,100

7. Circle - midpoint e depois ponta da esquerda.

8. Repor o ucs

9. Align - para rodar uma das faces que está no chão para a intersecção dos circulos.

10. Array Classic - Polar Array - Selecionar a face que subimos.

11: Center Point - selecionar o ponto da intersecção.
Total number of items: 3
Angle to fill: 360


CONSTRUÇÃO DO OCTAEDRO

1. Polygon - 4 lados - edge
Primeiro ponto : 0,0
Segundo ponto: 1,0

2. ucs - 3p
Primeiro ponto: um vértice
Segundo ponto: vértice oposto (diagonal)
Terceiro ponto: @ 0,0,200

3. Desenhar duas circunferencias de raio 1 em dois vértices opostos

4. Repor o ucs

5. 3dface

6. Array Classic - Polar array
Number of items: 4
Center point: vértice

7. ucs - x- 90

8. Mirror - copiar para baixo para criar o octaedro