Faculdade de Arquitectura _ 2017/18



Aula_4


19/10/2017

Sumário

Construção de um dado, partindo de um cubo e uma esfera.

- Box (para criação do cubo)
ponto 1: (0,0,0)
ponto 2: (10,10,10)

- View port ou shift e rodar o fundo com o rato
- Shade mode – x-ray (retirar depois o shade mode para ser mais fácil a construção das esferas)
- Criação de linhas paralelas na base do cubo. Criação de intersecções
x-line – horizontal (0,0)
x-line – vertical (0,0)
offset 2,5 das linhas criadas

- Sfere – selecionar a intersecção do meio da base, raio 1
- Array Classic – Rectangular array (criação de várias esferas iguais)
rows: 2
columns: 2
row offset: 5
column offset: 2,5
angle: 0
- Copy (selecionar as 4 esferas dos vértices e colar exatamente no mesmo sítio)
- Align (selecionar as 4 esferas dos vértices)
- Copy (selecionar as duas esferas da diagonal a mover para a face da frente)
@ indica as coordenadas do último ponto dado (por ex: um ponto no espaço)
- Align (selecionar a esfera do centro e mover para o plano pretendido)
- Union (selecionar todas as esferas. Vai unir todas as esferas num só objecto)
-Subtract (selecionar primeiro o cubo e depois as esferas) para retirar as partes de fora das esferas.
-Fillet (selecionar o cubo, raio = 0,5, chain – selecionar todas as arestas do cubo)
- Fillet (selecionar as arestas de dentro das esferas, raio= 0,1, chain – selecionar todas as arestas interiores das esferas)

Guardámos os ficheiros de secções e escalas do site do Professor e em appload carregámos o ficheiro.

Copiar o cubo mais 2 vezes.
Criar 3 linhas – 1 em x, outra em y, outra em z com a mesma altura do cubo (10)
Aplicar o comando de cortes.