Anterior

Aula 2 | 28.02.2018

Sumário:

● Criação de um tabuleiro de xadrez em 3D, no AutoCAD
● Construção de um cubo e de uma pirâmide, através da rotação das suas faces, também em AutoCAD


- Com o código "VPORTS", alterámos a página do AutoCAD, de forma a ficarmos com 4 janelas diferentes. E com o comando "LA" criamos duas layers, intituladas de "brancas", com a cor vermelha, e "pretas", com a cor amarela.




- Com o comando "BOX" "0,0,0" "1,1,1", desenhámos um cubo.




- Aplicando o comando "SHADEMODE", damos cor ao cubo desenhado anteriormente.




- Comando "COPY", copiamos o cubo desenhado.




- De seguida, com o comando "MIRROR", copiamos os cubos existentes, de maneira a que encaixem uns nos outros, e com o comando "CHPROP", alteramos as propriedades dos primeiros cubos desenhados, para que correspondam à outra layer criada.




- Utilizámos o comando "ARRAYCLASSIC", seleccionando as opções desejadas, de forma a multiplicarmos o desenho criado.




- Ficando,assim, com este resultado final:




- No "Notepad++", reproduzimos todos os passos feitos para a execução do tabuleiro de Xadrez em 3D, de forma a poder ser copiado e fazer esse mesmo tabuleiro de forma "automática".




- Num novo desenho de Autocad, usando o comando "REGION" desenhamos um quadrado, e "pintamo-lo" com o comando "SHADEMODE". De seguida, utilizando o comando "COPY", copiamos o quadrado até obtermos a seguinte forma:




- Seguidamente, alteramos o plano de trabalho "XY", através do comendo "UCS", que é um sistema de coordenadas cartesianas móvel.




- Utilizando o comando "ROTATE", rodamos as quadrados, que serão as faces do nosso sólido, de maneira a criármos um cubo.




- Comando "POLYGON", "EDGE", "0,0", "0,1", desenhamos um triângulo.




- Utilizamos o "MIRROR" e criamos a forma seguinte:




- Desenhamos uma linha de auxílio, vertical, com a ajuda do comando "LINE", a partir do "midpoint" dos triângulos. Voltamos a utilizar o comando "UCS", e com centro no mesmo "midpoint" que utilizámos para a reta, desenhamos 2 circulos, com raio até ao vértice exterior do triângulo.




- De seguida, com o comando "ALLIGN", unimos os vértices exteriores dos triângulos ao ponto médio (que será o ponto onde os dois circulos desenhamos se cruzam), escolhendo para isso 6 pontos, em que 4 deles serão concorrentes, de forma a criar uma pirâmide.





| Printscreens da aula |

________________________________________________________________________________________________________________________________________



Marta Prata | 20151045
MIARQ3A