Anterior

Aula 11 | 16.05.2018

Sumário:

● Conclusão do exercício "BAR", em 3D Studio-Max.
● Em 3D Studio-Max, desenho de um sólido, com uma rotação sobre o seu eixo, e criar uma animação a partir do seu interior.


- CREAT > GEOMETRY > PLANE, para criar um chão para o "BAR".
- MATERIAL EDITOR > BLINM BASIC PARAMETERS > DIFFUSE, para colocar o padrão de calç no chão.
- MODIFY > MODIFIER LIST > UVW MAP > GIZMO, atrvés dos eixos alterar a escala da imagem da calçada, para uma mais adequada à dimensão do desenho.
- RENDER SETUP: QUICKSILVER HARD > PERPECTIVE, tentar fazer render.
- MODIFY, para alterar o ponto de luz craido na aula anterior, e tentar fazer o render novamente.
- CREATE > CAMERA, criar uma câmera a olhar em direcção à porta.
- RENDER SETUP: QUICKSILVER HARD > VIEW TO RENDER > quad 4 - camera001 ; OUTPUT SIZE > widh 800 ; height 200 ; SAVE FILE, criar um render com a vista da câmera.
- CREATE > SHAPES > LINE, criar uma linha horizontal com centro na câmera, a atravessar a porta.
- MOTION > TRAJECTORIES > End Time 200 ; Convert From > selecionar a linha anterior ; Sub-Object, pegar em pontos da linha da trajetória e alterá-los de modo a que se torne uma linha com curvas.




- CREAT > GEOMETRY > BOX ; Length 100 , Width 100 , Height 200.
- MODIFY > TWIST > Angle 180 ; seleccionar a BOX > Height Segs 30.




- GRAPH EDITORS > TRACK VIEW-CURVE EDITORS, seleccionar ANGLE > ADD KEY, criar 2 pontos sobre a linha, para criar o movimento de rotação do sólido sobre o seu eixo.
- GRAPH EDITORS > TRACK VIEW-CURVE EDITORS, seleccionar HEIGHT, e no segundo ponto criado alterar o seu valor para 200.
- Experimentar a animação, e voltar a alterar este último valor para 100.




- CREAT > CAMERA, criar uma câmera no centro do sólido.
- CREAT > SHAPE > CIRCLE, com centro no mesmo ponto da câmera, criar um cículo, com raio correspondente ao TARGET da câmera.
- Com a camera selccionada, MOTION > TRAJECTORIES (ou MOTION PATHS, dependendo da versáo do prograam) > CONVERT FROM > Seleccionar o cículo desenhado anteriormente.
- MODIFY > MODIFIER LIST > EDIT MESH > FACE, seleccionar a base do sólido.
- Ainda com EDIT MESH > FACE, seleccionar o sólido e fazer FLIP, para que a vista da câmera seja feita dentro do sólido.
- CREAT > LIGHTS, no mesmo ponto onde foi criada a câmera, criar 4 pontos de luz, focados para cada um dos lados do sólido, ou seja, em 4 direcções diferentes.





| Printscreens da aula |


________________________________________________________________________________________________________________________________________



Marta Prata | 20151045
MIARQ3A